O primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borisov, acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Nikolay Mladenov, comparecerá à cerimônia de posse da presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro.
Segundo o jornal “Trud”, Borisov deve aproveitar para reiterar o convite para que Dilma faça uma visita oficial à Bulgária.
O pai da presidente eleita, Petar Rúsev, nasceu na cidade búlgara de Gabrovo, de onde emigrou em 1929, primeiro para a França e depois para a Argentina, até se instalar definitivamente no Brasil com o nome de Pedro Rousseff.
Por conta disso, Dilma é considerada “búlgara” e continua com grande popularidade na mídia do país.
O prefeito de Gabrovo, Nikolai Sirakov, explicou que está organizando que um grupo de crianças da cidade que irá apresentar danças e músicas folclóricas na cerimônia.