Menu
Política & Poder

Presidente da Sinovac pediu que governo parasse de atacar a China para continuar enviando insumos

A informação consta em documento do Itamaraty enviado à CPI da Covid no Senado

Redação Jornal de Brasília

09/06/2021 8h53

Reprodução

Em maio deste ano, o presidente da farmacêutica Sinovac Biotech, fabricante da vacina contra a covid-19 Coronavac, pediu ao Itamaraty que o governo brasileiro parasse de atacar a China para continuar enviando insumos de fabricação dos imunizantes. A Sinovac também fabrica IFAs.

A informação consta em documento do Itamaraty obtido pelo jornal O Globo. Ele foi enviado à CPI da Covid no Senado, que investiga ações do governo federal durante o combate à pandemia.

O pedido foi feito em carta, enviada pela Embaixada do Brasil em Pequim ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) com o relato de uma reunião ocorrida em 19 de maio na capital chinesa entre diplomatas e representantes brasileiros com o presidente da SinoVac, Weidong Yan.

O presidente teria pedido uma mudança no posicionamento político do Brasil para que houvesse uma relação “mais fluida” entre os países e “fez questão de ressaltar a importância do apoio político para a realização das exportações, e mesmo a possibilidade de tratamento preferencial a determinados países”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado