Menu
Política & Poder

Pfizer vai antecipar para maio 5 milhões de doses de vacina para o Brasil

Declaração foi dada pelo ministro Paulo Guedes e pelo assessor especial do ministro da Saúde. Acordo ainda precisa ser oficializado

Willian Matos

08/03/2021 11h31

O ministro da Economia, Paulo Guedes, ao lado do assessor especial do ministro da Saúde, Aírton Cascavel, anunciou nesta segunda-feira (8) que a Pfizer vai antecipar para o Brasil cinco milhões de doses de vacina contra a covid-19. Na semana passad, o governo sinalizou que comprará 100 milhões de frascos dos laboratórios Pfizer e Janssen.

Guedes afirmou que a antecipação ainda precisa ser passada para o papel. “Esse foi o acordo entre o presidente da República e o presidente da Pfizer. Está fechado. Agora, eles vão escrever, assinar”. Cascavel interrompeu e acrescentou: “E o presidente Bolsonaro, inclusive, pediu mais vacinas.”

Segundo Guedes e Cascavel, a produção do laboratório Pfizer aumentou nos últimos meses porque diversos países têm solicitado mais vacinas. Sendo assim, seriam 14 milhões de vacinas entregues entre maio em junho; em julho e em agosto, mais 20 milhões.

“Dos nove milhões que nós tínhamos previsto, se incorporação mais cinco milhões de doses, passando para 14 milhões em maio”, comentou Cascavel. O assessor enfatizou ainda que a Janssen também entregará doses ao Brasil. “Não é apenas a Pfizer, também tem 30 milhões [de doses] da Janssen.”

“O Brasil apostou certo quando apostou na Astrazeneca”

Cascavel ainda deu declaração relacionada à rejeição que o Brasil fez no ano passado de 70 milhões de vacinas da própria Pfizer. O assessor contornou, afirmando que os laboratórios que o Brasil têm parceria hoje vão abastecer o Brasil.

“A Fiocruz já está produzindo 400 mil doses por dia. Formará um lote grande e será entregue. O Butantan está produzindo 660 mil doses por dia. Ou seja: o Brasil apostou certo quando apostou na Astrazeneca e no próprio Butantan”, declarou o assessor especial do ministro da Saúde.

Aguarde mais informações

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado