O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), online Jaap de Hoop Scheffer, information pills de visita a Cabul, visit web disse hoje que é necessário desdobrar outros quatro batalhões da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) para garantir as eleições no Afeganistão.
Inicialmente, os pleitos presidenciais estão previstos para acontecer em agosto.
“Embora já tenhamos visto uma contribuição principalmente americana e de outras nações, precisamos de mais tropas”, afirmou De Hoop Scheffer em entrevista coletiva no quartel-general da Isaf, missão militar sob comando da Otan.
Para o secretário-geral, a situação no país centro-asiático não é necessariamente pessimista, embora o “progresso” que esteja havendo seja “desigual”.
“No norte e no oeste, há estabilidade, e inclusive no leste a situação está melhorando, enquanto no sul (onde os talibãs têm suas principais fortificações) ainda há muitos desafios”, explicou.
De Hoop Scheffer reiterou o “compromisso a longo prazo” da Otan no Afeganistão, cujas tropas são corresponsáveis, junto às forças afegãs, pela “segurança e estabilidade” do país.
Ele se reuniu hoje com o presidente afegão, Hamid Karzai, após o que ambos deram uma entrevista na qual De Hoop Scheffer insistiu em que o processo eleitoral será um “trabalho difícil e exigente”, mas ressaltou que a Isaf fará tudo o que estiver em sua mão para que o pleito ocorre em um clima seguro.
Também pediu desculpas pela morte de civis em operações das tropas estrangeiras, uma das máxima preocupações de Karzai.
O líder afegão, por sua vez, agradeceu o apoio internacional na luta contra a insurgência e na reconstrução do Afeganistão, mas advertiu contra possíveis ingerências nos assuntos de Governo.