Menu
Política & Poder

Oposição pede para MPF investigar presidente do Inep em caso de visita de agente da PF

Na representação, as lideranças afirmam que Dupas impôs sigilo sem justificativa aos documentos de interesse público

FolhaPress

19/11/2021 16h12

Foto: Divulgação / Inep

Camila Mattoso

Os líderes dos partidos de oposição ao governo acionaram o Ministério Público Federal para que Danilo Dupas, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), seja investigado por possível improbidade ao colocar sob sigilo as informações sobre a visita de um policial federal à sala segura do órgão.

Dupas tornou secreto o processo interno sobre o documento no qual há a permissão para a entrada de um policial federal na sala onde exames como o Enem são elaborados. Na representação encaminhada ao MPF, as lideranças afirmam que Dupas impôs sigilo sem justificativa aos documentos de interesse público.

No entendimento dos deputados, a ação pode configurar violação ao princípio constitucional da publicidade. “O governo Bolsonaro banalizou o uso do sigilo de informações sensíveis com o intuito de esconder as suas mazelas. Foi assim com os cartões corporativos do Planalto, com os documentos de compra da Covaxin e com o valor de um cachê pago a um locutor amigo de Bolsonaro que protagonizou uma peça publicitária para o governo”, diz Alessandro Molon (PSB-RJ), líder da oposição.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado