O procurador Regional Eleitoral da 1ª Região, Renato Brill assinou um parecer contrário ao registro da candidatura de Weslian Roriz, do PSC.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério Público Eleitoral, o documento foi assinado também pelo procurador regional substituto, José Osterno Campos, e apresenta argumentos para o impedimento da candidatura de Weslian ao governo do Distrito Federal.
O MPE alega que segundo o artigo 156 da Constituição, pode-se realizar a substituição do candidato que tiver seu registro indeferido, inclusive por cancelado ou cassado, entretanto, essa mudança deveria ter sido realizada até o dia 20 de agosto. O vencimento do prazo impossibilitaria a candidatura da esposa de Joaquim Roriz.
Outros argumentos para o parecer contrário seriam a Legitimidade das Eleições, quando todos os candidatos devem ter as mesmas oportunidades ao pleito, e o Princípio da Representatividade, ambos estabelecidos pela Constituição Federal. O documento seguirá agora para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que votará no próximo sábado (2), se aceita ou não a candidatura de Weslian.
Leia mais na edição desta quarta-feira (29) do Jornal de Brasília.