Menu
Política & Poder

Ministro de Lula usou orçamento secreto em fazenda própria

O orçamento secreto recebeu esse nome porque os deputados não precisavam declarar para onde estavam sendo destinados os recursos

Camila Bairros

30/01/2023 11h15

Foto: Ricardo Stuckert

Juscelino Filho, escolhido por Lula para comandar o Ministério das Comunicações, direcionou R$ 5 milhões do orçamento secreto em 2022 em bem próprio. Antes deputado federal do Maranhão, ele usou o dinheiro para asfaltar uma estrada de terra que passa em frente a oito fazendas de sua família, localizadas em Vitoriano Freire-MA.

Segundo apuração do Estadão, o percurso asfaltado liga pessoas da intimidade do ministro, na cidade que tem a irmã de Juscelino Filho como prefeita. Além disso, a empresa que foi contratada para realizar a obra é de um amigo dele, conhecido como Eduardo Imperador, que foi preso cinco meses depois a assinatura do contrato acusado de fraudar licitações no Maranhão.

Empresário conhecido como Adriano Imperador foi preso pela Polícia Federal em junho de 2022. Foto: Reprodução

A região para onde cerca de R$ 16 milhões do orçamento secreto foram destinados é de dinastia da família do ministro, que costuma revezar o poder com aliados desde 1970. Com 31 mil habitantes, Vitoriano Freire é zona rural do Maranhão e possui saneamento básico precário. Levantamento mostrou que 42% da população não possui calçamento em frente na frente de casa.

O orçamento secreto recebeu esse nome porque os deputados não precisavam declarar para onde estavam sendo destinados os recursos. Essa foi uma das maiores críticas de Lula em sua campanha eleitoral.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado