Menu
Política & Poder

Ministério Público recebe relatório da Operação Caixa de Pandora

Arquivo Geral

17/08/2010 18h01

 

A documentação com o relatório final da Operação Caixa de Pandora foi entregue nesta segunda-feira (16) pela Polícia Federal à subprocuradora Raquel Dodge do Ministério Público Federal (MPF). A investigação causou a perda do mandato do ex-governador José Roberto Arruda, do ex-vice-governador Paulo Octávio e de três deputados distritais. 

 

Com base no relatório, a subprocuradora fará a denúncia de Arruda e dos principais acusados. A documentação inclui o resultado de perícias técnicas nos documentos apreendidos pela Polícia Federal no ano passado, além de pedidos de investigações sobre casos de corrupção ainda não esclarecidos. 

 

 

 

Caixa de Pandora

 

A operação da PF, deflagrada em 27 de novembro de 2009, foi a primeira fase da investigação sobre o mensalão do DEM e teve como objetivo coletar provas sobre suposta distribuição de recursos ilegais à base aliada do governo no Distrito Federal. Depois de o escândalo vir à tona, o ex-governador do DF foi preso e ficou 60 dias na PF. 

 

Arruda foi acusado de tentar obstruir as investigações ao subornar uma testemunha importante do caso, o jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como “Sombra”.  O vice-governador Paulo Octávio também renunciou.

 

Os deputados Leonardo Prudente e Júnior Brunelli, também acusados de envolvimento com o mensalão do DEM, deixaram a Câmara Legislativa. Outra acusada, a deputada Eurides Brito, teve o mandato cassado pela Câmara. 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado