O ministro da Fazenda, search Guido Mantega, está reunido, no gabinete do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), com os líderes partidários para falar da crise financeira internacional e os possíveis reflexos no Brasil, sobre as medidas do governo para proteger a economia do país diante desse cenário e, principalmente, sobre as Medidas Provisórias 442 e 443, que devem entrar na pauta de votações de hoje (28) da Casa.
A MP 442 autoriza o Conselho Monetário Nacional (CMN) a estabelecer critérios e condições especiais de avaliação e de aceitação de ativos recebidos pelo Banco Central em operações de redesconto, em moeda nacional ou em garantia de operações de empréstimo, em moeda estrangeira.
Também é facultado ao Banco Central comprar carteiras de bancos com problemas de liquidez, ou seja, em dificuldades financeiras.
Já a MP 443 autoriza a Caixa Econômica e o Banco do Brasil a comprarem participação financeira em instituições financeiras privadas.
Há cerca de duas semanas, os líderes partidários estiveram reunidos com Chinaglia e se comprometeram a votar a MP 442 hoje. A reunião já dura mais de uma hora e a previsão é de que Mantega se estenda por mais duas horas, nas explicações dos objetivos do governo com as medidas.