Menu
Política & Poder

Mais 250 são denunciados por atos em 8 de janeiro

Moraes, relator do processo, disse que são inconstitucionais manifestações para destruir o regime democrático

Camila Bairros

04/05/2023 13h03

Foto: Banco de imagens

Nesta quinta-feira (4), os ministros Dias Toffoli e Cármen Lúcia acompanharam o relator do processo, Alexandre de Moraes, e votaram para tornar réus mais 250 denunciados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, quando vândalos destruíram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF.

Moraes acolheu as denúncias ao iniciar o julgamento do terceiro bloco de acusados de atacar a Praça dos Três Poderes. Até agora, 300 pessoas já viraram réus pelos ataques, sendo 100 na primeira leva e 200 na segunda.

O STF julga, em plenário virtual, acusados de participaram instigando os ataques ou atuando neles. Os votos podem ser dados até às 23h59 da próxima segunda-feira (8).

Moraes, relator do processo, disse que são inconstitucionais manifestações para destruir o regime democrático. “Tanto são inconstitucionais as condutas e manifestações que tenham a nítida finalidade de controlar ou mesmo aniquilar a força do pensamento crítico, indispensável ao regime democrático, quanto aquelas que pretendam destruí-lo”, afirmou o ministro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado