Menu
Política & Poder

Lula e líder da UE defendem Autoridade Palestina como ‘representante legítima’ de palestinos

A entidade perdeu, porém, o controle da Faixa de Gaza para o Hamas, e hoje controla apenas partes da Cisjordânia

Redação Jornal de Brasília

16/10/2023 23h18

Foto: Evaristo Sá/ AFP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve uma conversa por telefone no fim da tarde desta segunda-feira (16) com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, para tratar da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

Segundo nota da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), os dois líderes concordaram com a importância de fortalecer a Autoridade Palestina “como legítima representante do povo palestino”.

O órgão de governo autônomo foi criado para administrar territórios reivindicados por palestinos durante o desenrolar das negociações de paz com Israel. A entidade perdeu, porém, o controle da Faixa de Gaza para o Hamas, e hoje controla apenas partes da Cisjordânia.

Lula e Michel também concordaram em relação à importância de se criar um corredor humanitário para a a libertação de reféns e a entrada de remédios e alimentos para os civis de Gaza. O petista teria pedido que essas posições fossem reafirmadas na reunião extraordinária do Conselho Europeu -que reúne os chefes de governo dos 27 países da União Europeia (UE)- nesta terça-feira (17).

De acordo com a Secom, Lula ainda mencionou no diálogo sua preocupação com os brasileiros e outros cidadãos que estão tentando sair de Gaza.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado