Menu
Política & Poder

Lula diz que regras estáveis na Bolívia facilitarão investimentos

Arquivo Geral

17/12/2007 0h00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, buy em entrevista publicada hoje pelo jornal boliviano “La Razón”, que a estabilidade das regras empresariais na Bolívia facilitará os investimentos brasileiros no setor do gás e do petróleo.

Lula está em visita oficial a La Paz, onde assinou no domingo à noite um acordo para a construção de um corredor interoceânico junto aos presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Chile, Michelle Bachelet.

O presidente, que ainda hoje assinará outros convênios com Morales para fortalecer as relações no setor da energia, disse ao jornal que “a estabilidade das regras do jogo facilitará os investimentos e a realização de negócios”.

Com os convênios, a Petrobras prevê fazer novos investimentos na Bolívia no valor de US$ 750 milhões.

A Petrobras também pagará à Bolívia US$ 180 milhões ao ano pelas exportações de gás natural ao Brasil.

A companhia tinha paralisado seus investimentos após a decisão de Morales de nacionalizar os hidrocarbonetos, em maio de 2006, mas depois assinou novos contratos que entraram em vigor este ano.

Segundo Lula, o Brasil pretende cooperar com Morales em muitos setores. O país continuará trabalhando “forte” na Bolívia em “energia, infra-estrutura e agricultura”, afirmou, acrescentando que também analisa cooperar em áreas como defesa e formação técnica.

“Estamos dispostos a cooperar para que a Bolívia agregue valor a seus recursos naturais, para que possa deixar de ser uma economia primário-exportadora”, ressaltou.

Lula disse que o gás natural continuará tendo “um papel central”, mas que é preciso diversificar a agenda de trabalho entre os dois países.

O presidente acrescentou que outras possíveis áreas de cooperação bilateral podem ser “a industrialização do gás, o aproveitamento de outros recursos energéticos, o setor agrícola e o industrial”.

Segundo Lula, “não há dúvidas” de que as relações entre Bolívia e Brasil ficaram tensas em 2006, mas, para ele, os problemas poderiam ter sido evitados.

“Quero crer que superamos isso e que já iniciamos uma nova etapa de nossas relações mais positivas, mais construtivas, baseadas no diálogo e na busca de soluções mutuamente aceitáveis”, afirmou.

Também destacou a gestão de Morales, porque ele “representa uma mudança histórica” na Bolívia e na região.

“A Bolívia tem um presidente com a cara de seu povo”, disse Lula, ao sustentar que a agenda de Morales tem um paralelo com a dele e que foi muito difícil de ser aplicada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado