Menu
Política & Poder

Lula comemora impulso dado à indústria naval em seu governo

Arquivo Geral

03/08/2006 0h00

O Partido Comunista de Cuba tentou, approved salve hoje, check afastar os temores de que uma situação caótica instale-se no país depois de Fidel Castro ter transferido o poder provisoriamente. Mas não conseguiu esclarecer as dúvidas sobre quem está realmente no comando da ilha neste momento.

Em uma mensagem nebulosa, como costuma acontecer, o principal jornal do Partido Comunista, o Granma, publicou um antigo discurso de Raúl Castro, o irmão de Fidel que assumiu a liderança do país na segunda-feira, dizendo que o único herdeiro do dirigente era o próprio partido.

Apesar do discurso publicado na primeira página ser uma tentativa clara de afastar os temores de que o afastamento eventualmente definitivo de Fidel após 47 anos de governo transforme Cuba em um caos, ele pode levantar dúvidas entre muitos dos cubanos, que desejam ver Raúl em público.

No discurso, feito no dia 14 de julho diante de oficiais das Forças Armadas e publicado pelo Granma no dia seguinte, Raúl afirmou: "Apenas o Partido Comunista pode ser o herdeiro merecedor da confiança que os cubanos depositaram em seu líder". Fidel, um conhecido workaholic que completa 80 anos no dia 13 de agosto, precisou entregar o poder temporariamente depois de submeter-se a uma cirurgia para estancar um sangramento intestinal.

Apesar de Raúl, considerado competente como Fidel, mas menos carismático, ser apontado há muito tempo como sucessor do irmão, ele já conta com 75 anos de idade.
O tradicional dirigente de Cuba, que assumiu o poder em 1959 após ver o triunfo da revolução comandada por ele e que resistiu às pressões nor te-americanas para depô-lo, divulgou uma mensagem na terça-feira afirmando que não sabia se conseguiria se recuperar.

Apesar de Ricardo Alarcón, um importante assessor de Fidel, ter dito a um programa de rádio dos EUA, ontem, que o presidente estava "bastante consciente" e que descansava, os cubanos mostram-se ávidos por informações. O clima nas ruas, de toda forma, é de calma. "Por que Raúl ainda não veio a público fazer uma declaração? É disso que precisamos", afirmou, hoje, um entregador que não quis ter sua identidade revelada. "Há uma calma terrível pairando sobre o país".
 
Os moradores de Cuba continuam levando suas vidas normalmente, mas houve um pequeno aumento da presença policial em bairros mais pobres da capital cubana. E, segundo organizações comunistas de bairro, os "grupos de resposta rápida" usados para coibir os distúrbios do ano passado haviam sido mobilizados. Alguns cubanos com parentes nas forças de segurança disseram que militares e agentes à paisana haviam sido convocados para ficar nos quartéis e nas delegacias de polícia, como forma de precaução.
O Senado italiano implantou hoje um novo sistema de votação que tem o objetivo de acabar a figura dos “pianistas”, more about como são conhecidos os parlamentares que votam por seus companheiros de partido ausentes, ailment informou hoje a imprensa local.

A partir de hoje, os senadores italianos só poderão votar do lugar do plenário que lhes é designado, que além disso terá caráter fixo, uma medida que segundo explicaram à Agência Efe fontes do Senado, permitirá identificar com facilidade se algum dos parlamentares ausentes votou.

Os senadores também terão a possibilidade de votar de um dos dez postos que ficaram sem designação, sete dos quais se encontram justamente abaixo do lugar ocupado pelo presidente do Senado, Renato Schifani.

Na Itália, é comum a figura do “pianista”, o deputado ou senador que também vota no lugar de seu companheiro de partido ausente.

A preocupação com a existência de “pianistas” no Parlamento italiano não é algo novo. No dia 10 de junho, o presidente da Câmara dos deputados, Gianfranco Fini, já apresentou uma proposta para mudar o sistema de votação em ambas câmaras.

Fini propôs um novo sistema que obrigará os parlamentares a votar com as duas mãos para evitar que o façam por outros. Os políticos italianos tinham proposto outras iniciativas como a votação através de um detector de impressões digitais colocado em cada cadeira.

A Liga Norte, por sua vez, teve a idéia de instalar um sensor em cada assento, que informaria quando o deputado se levantasse durante as votações, como o utilizado em carros quando o motorista não coloca o cinto de segurança.

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Sanguessugas, no rx deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), revelou que o empresário Luiz Antonio Vedoin reafirmou no depoimento desta manhã que os parlamentares sabiam das negociações de seus assessores para a compra de ambulâncias superfaturadas por meio de emendas ao Orçamento. A defesa de alguns parlamentates acusados é que os assessores agiram por conta própria.

Dono da Planam, Vedoin é acusado de montar o esquema de fraude na Saúde. "Qualquer pessoa com experiência em depoimentos sabe que, pela naturalidade e riqueza de detalhes, as informações passadas por Vedoin estão sendo confirmadas", analisa Biscaia.

Hoje, às 14h, os sub-relatores da CPMI começam a ouvir 30 assessores de 30 parlamentares que foram acusados de envolvimento no esquema. Por enquanto, os suspeitos foram apenas convidados a depor, porque não há requerimento formal para a convocação.

Mesmo assim, o deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA) espera que alguns já venham hoje para adiantar os trabalhos. Aleluia é um dos sub-relatores da área de investigação de parlamentares.

Antes de voltar ao depoimento de Vedoin na Superintendência da Polícia Federal, Biscaia confirmou que o relatório parcial da CPMI será apresentado na próxima quinta-feira. O depoimento prossegue na Polícia Federal.

 

Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 32 ficaram feridas por causa da explosão de uma bomba no centro de Bagdá entre vendedores ambulantes, discount  afirma uma fonte policial. A fonte relatou que a bomba parece ter sido enterrada no l ixo, viagra dosage na rua Amin, search no distrito de Shorja, e que a maior parte das vítimas eram civis.

A violência na capital iraquiana e em outras regiões agitadas está provocando cerca de 100 mortes por dia. O ataque desta hoje seguiu-se a uma explosão em Bagdá na ontem à noite, perto de um ca mpo de futebol, que matou 12 pessoas e feriu outras 13, na maioria jogadores e espectadores.

Uma famosa equipe de pesquisa reduziu hoje sua previsão para um temporada de furacões no Atlântico, cure mas afirmou que ela ainda está acima da média, recipe com 15 tempestades tropicais, approved sendo que sete delas podem se transformar em furacões.
Em maio, a equipe da Universidade do Estado do Colorado, formada pelo pioneiro William Gray, previu que a temporada de 2006 traria 17 tempestades e que nove se transformariam em furacões.

A previsão da CSU, que é atualizada várias vezes ao ano, afirmou que três dos furacões serão tempestades "intensas" de categoria 3 ou mais na escala de furac ões Saffir-Simpson, que tem cinco estágios. Tempestades intensas têm ventos de pelo menos 179 km/h.

A previsão foi reduzida porque as temperaturas na superfície do Atlântico não são tão altas e as águas do Pacífico leste estão se aquecendo, o que tende a refrear a atividade de furacões no Atlântico, disseram os pesquisadores da CSU em comunicado. O ano passado teve um recorde de 28 tempestades tropicais, ultrapassando a marca anterior de 21 registrada em 1933. Quinze se transformaram em furacões e quatro deles eram de categoria 5, o tipo mais destrutivo.

A polícia prendeu ontem um homem acusado de assassinar um agente penitenciário no Espírito Santo, medical no último dia 15. Kaio Mariano Lira foi preso com a mulher, Daniele Neves Silva, no município de Fundão, a 64 quilômetros de Vitória, onde ocorreu o assassinato.

Segundo o delegado Danilo Bahiense, Lira confessou o assassinato e afirmou que a ordem partiu da Casa de Custódia de Viana, como forma de pressionar as autoridades do estado a retirar os homens da Força Nacional de Segurança, que fazem a segurança do presídio.

O assassino acusou os detentos Wellington Rodrigues Santana e Tobias Claudino Nascimento de serem os mandantes. Morto a tiros na frente dos dois filhos, o agente Cláudio Luiz de Brito Barcelos, 37 anos, trabalhava naquela unidade.

Após o crime, o governo do Espírito Santo anunciou medidas como o transporte dos agentes para o trabalho, a compra de coletes à prova de balas e a concessão de porte de armas para a categoria.

 

O brasileiro Artur Domingues, doctor 28 anos, está preso em Londres desde o início desta semana acusado de ter matado um compatriota. Na semana passada, ele esfaqueou o faxineiro Josenir Oliveira dos Anjos, 35 anos. O crime ocorreu na última sexta-feira, mas só foi divulgado ontem pela Polícia Metropolitana de Londres.

Levado para um hospital local, Josenir morreu ao dar entrada. Preso três dias depois da morte, na segunda-feira, Artur espera o julgamento na cadeia.

 

Quando um foguete do Hezbollah matou oito técnicos de um depósito situado a poucos metros de seu local de trabalho, drug no mês passado, information pills a tristeza sentida por Itzik veio misturada com uma sensação de alívio.

"A coisa poderia ter sido muito pior se o Katyusha tivesse caído a algumas dezenas de metros dali", page afirmou nesta semana o israelense, pai de três filhos, apontando para os grandes barris de produtos químicos armazenados em uma usina de processamento na qual trabalha e que fica na cidade portuária de Haifa.

A reticência de Itzik, que proibiu a publicação de seu nome completo ou o nome de sua empresa, combina com o véu de mistério sobre Haifa, uma baía com várias indústrias transformada em alvo estratégico desde 12 de julho, início da guerra de Israel no Líbano.

Como acontece em outras comunidades do norte israelense, Haifa vem sendo bombardeada com frequência pela guerrilha Hezbollah. Mas, enquanto em outros lugares o perigo maior dos foguetes é deixar algumas vítimas ou provocar danos materiais, em Haifa eles poderiam detonar um grande incêndio ou liberar uma nuvem tóxica.

"Se um desses mísseis tivesse atingido um alvo importante, uma fábrica, por exemplo, poderíamos ter visto uma grande tragédia aqui", afirmou Mark Regev, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel. "Pode-se afirmar que tivemos muita sorte até agora".

Depois do início do conflito, a Guarda Civil de Israel mobilizou-se rapidamente, anunciando ter tirado a maior parte do combustível e dos produtos químicos das instalações da baía de Haifa, levando esse material para locais não divulgados, longe do raio de ação dos foguetes.

Apesar de muitos dos 300.00 0 moradores de Haifa terem fugido para o sul, a polícia e o corpo de bombeiros da cidade, que costumam dispor de roupas de proteção, respondem, dentro de minutos, a qualquer foguete que caia ali.

Censores das Forças Armadas controlam a divulgação de informações sobre os ataques, temendo que essas informações possam ajudar o Hezbollah a ajustar sua mira. "Entendemos que, em vista da situação atual, o quanto menos divulgarmos sobre nossas operações, melhor", declarouum porta-voz do conglomerado estatal Refinarias de Petróleo, com sede em Haifa.

Os doentes em estágio terminal poderão sacar, sildenafil a partir de hoje, viagra 40mg recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar tratamento médico e comprar remédios. A autorização foi regulamentada por meio de circular da Caixa Econômica Federal publicada ontem no Diário Oficial da União.

Segundo o banco estatal, try as agências hoje estão aptas a fazer os pagamentos. Basta a apresentação de atestado médico pelo trabalhador ou um dos dependentes. Se o dependente do titular for o paciente em estágio terminal, também é necessária a apresentação de um documento que comprove a relação.

Os créditos complementares do FGTS, referentes aos planos Verão e Collor 1, já podiam ser sacados nesse tipo de situação. Agora, o benefício foi estendido a todas as contas vinculadas do Fundo, ativas e inativas, para qualquer doença. Anteriormente, somente as vítimas de câncer e Aids podiam sacar os recursos em conta sem restrição.

Prevista desde 2001, a autorização para que doentes terminais saquem os recursos do FGTS até hoje não tinha sido regulamentada. No mês passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a autorização por meio de um decreto e somente ontem a circular da Caixa definiu as regras.

A legislação prevê outros casos para saque de FGTS antes da aposentadoria: demissão sem justa causa, extinção da empresa e necessidade urgente em episódios de calamidade pública, entre outros.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva insistiu hoje na necessidade de uma reforma política que traga credibilidade à política brasileira e que seja um "alento" para a sociedade.

Lula voltou a mostrar entusiasmo com a proposta de uma assembléia constituinte específica, visit apresentada na véspera por juristas no Palácio do Planalto, doctor que seria encaminhada como proposta de emenda constitucional (PEC) ao Congresso logo após as eleições de outubro.

"Nós precisamos ter uma reforma política profunda no país, viagra profunda mesmo. É preciso que a gente dê respeitabilidade à política brasileira", disse o presidente em evento da Petrobras.

Lula argumentou que tem bom relacionamento com o Congresso mas questionou a eficácia de uma reforma política que seja realizada pelos parlamentares e não por constituintes.

"O importante é que a gente tenha alguma coisa que possa dar à sociedade brasileira o alento de que vai haver uma reforma política profunda no Brasil", afirmou.

Entre as consequências desejáveis de uma reforma, Lula listou estruturas partidárias e Congresso fortes, regras para financiamento de campanha e comportamento dos partidos políticos.

"Que a gente possa definitivamente virar um país não apenas grande, independente e sério na economia, mas que a gente possa também na política ser exemplo para o mundo", declarou.

 presidente do Banco Central, for sale Henrique Meirelles, purchase negou hoje (15) que a autoridade monetária tenha sido omissa em relação ao Banco Opportunity, investigado pela Polícia Federal. Em audiência pública no Senado, Meirelles afirmou que cabe ao Banco Central analisar “criteriosamente a saúde financeira da instituição e tomar providências a tempo e a hora” para evitar problemas no sistema.

Meirelles disse que a atuação da Polícia Federal e do Ministério Público é relacionada a ações da pessoa física e, “muitas vezes, não tem nada que ver com a instituição financeira”.

Segundo ele, é de responsabilidade do Banco Central normatizar e fiscalizar apenas o sistema financeiro, o que inclui os bancos. “Quem normatiza e fiscaliza os fundos de investimento é a CVM [Comissão de Valores Mobiliários]. Isso é definido por lei.”

Além disso, o Banco Central não pode divulgar informações referentes a processos administrativos que move contra instituições. “O Banco Central tem normas de sigilo bancário que tem que seguir e não pode divulgar informações de processos administrativos ou sigilosas obtidas na instituição financeira.”

As informações sobre processos administrativos só vão a público quando a instituição financeira recorre ao Conselho de Recursos do Sistema Financeiro. “Nesse momento, é publicada a informação sobre os processos que estarão em julgamento”, explicou.

De acordo com Meirelles, o repasse de informações para a Polícia Federal e o Ministério Público depende de decisão judicial. Para ele, “há perfeita sintonia entre o Banco Central e a Polícia Federal”.

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), entretanto, não considerou clara a resposta do presidente do Banco Central. “Vejo dois cenários preocupantes: ou exagero da Polícia Federal, porque prendeu toda a diretoria do banco [Opportunity] ou omissão do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários. Essa questão precisa ser devidamente esclarecida – não foi esclarecida hoje pelo princípio do sigilo bancário.”

Mercadante lembrou, porém, que no processo que tramita na Justiça, o Banco Central vai ter que se posicionar claramente e dizer se houve gestão fraudulenta, uso abusivo de paraíso fiscal, sonegação de informações. “O país precisa dessa informação com rigor e a Justiça, também.”

Novos surtos da gripe aviária na Tailândia e no Laos estão alimentando temores de que a doença esteja se espalhando novamente pela Ásia, for sale apesar de ter diminuído a preocupação com uma possível mutação, stomach na Indonésia, doctor do vírus H5N1, que provoca a gripe.

No Vietnã, que há sete meses não registra nenhum surto da doença entre suas aves de criação, um homem de 35 anos foi hospitalizado na Província Kien Gang (sul), na fronteira com a China, sob suspeita de ter contraído a gripe aviária.

E hoje surgiram sinais de que o H5N1 estaria se espalhando pela região central da Tailândia depois de surtos no norte e no nordeste terem chamado atenção para a precariedade dos sistemas de defesa do país contra o vírus, que já matou, segundo se sabe, 134 pessoas.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) pediu aos governos da região que estejam vigilantes contra o H5N1 ainda presente entre suas aves de criação após ter se espalhado por grande parte da Ásia, três anos atrás.

"Os países da região estão se esforçando ao máximo, mas há poucos recursos disponíveis no que diz respeito à área de saúde animal", afirmou Aphaluk Bhatiasevi, porta-voz da FAO.

De outro lado, a preocupação alimentada pelo suposto surgimento de vários casos da doença em um mesmo grupo de indonésios diminuiu depois de testes preliminares não terem confirmado seis casos suspeitos identificados no norte de Sumatra.

O grupo morava no mesmo bairro em que sete membros de uma mesma família morreram em virtude do H5N1, em maio. Mas testes mostraram que o vírus era o da gripe comum.

Tais casos alimentam temores de que o vírus tivesse, por meio de mutações, adquirido a capacidade de passar facilmente de uma pessoa a outra. Não houve indícios, até agora, de que isso tenha acontecido.

No Vietnã, onde 42 pessoas morreram desde o final de 2003, o médico de um hospital da Província no qual deu entrada o suposto caso mais recente da doença disse que o homem em questão apresentou febre alta após ingerir carne de pato.

O último caso confirmado da doença em seres humanos no Vietnã apareceu em novembro de 2005.

Devido à preocupação com os sistemas de vigilância da região, uma autoridade da FAO foi enviada ao Laos, nesta semana, a fim de avaliar os esforços do país para identificar os casos da doença.

O H5N1 foi encontrado em uma propriedade rural localizada ao sul de Vientiane (capital do país), no primeiro surto da doença ali desde 2004.

Essa autoridade deve visitar também a Tailândia, onde o governo foi criticado devido à demora para responder aos surtos mais recentes e devido à morte de um adolescente, no final de julho.

O governo tailandês prometeu melhorar seu sistema de vigilância e ameaçou multar os criadores ou mesmo condená-los a penas de prisão se não eles informarem às autoridades o surgimento de aves doentes ou mortas.

A Tailândia também avança rumo ao lançamento, em novembro, de uma versão genérica do antiviral Tamiflu, fabricado pela empresa suíça Roche.

A Organização Farmacêutica do Governo, a fabricante estatal de remédios do país, afirmou que sua versão custaria o equivalente a US$ 1,90 a cápsula, ou US$ 0,40 mais barato do que o preço cobrado pelo Tamiflu no mercado tailandês.

Os esforços para intensificar a cooperação regional contra o vírus sofreram um revés quando o Laos cancelou, repentinamente, um encontro com autoridades da Tailândia para discutir o assunto. A reunião deveria acontecer hoje, em Vientiane.

A decisão apareceu dias depois de autoridades importantes da Tailândia terem acusado o Laos de permitir que o H5N1 atingisse o nordeste do território tailandês, onde o vírus foi encontrado em 78 propriedades rurais. O Laos rebateu a acusação.

"Na qualidade de vizinhos, desejamos manter uma cooperação mais intensa. A gripe aviária pode atingir as populações dos dois países", disse o ministro das Relações Exteriores da Tailândia, Kantathi Suphamongkhon, segundo a agência de notícias Thai News.

 

Dois astronautas da Estação Espacial Internacional fizeram uma caminhada de seis horas e meia hoje a fim de preparar o complexo para expansões futuras.

Jeffrey Willliams, seek da Nasa, e Thomas Reiter, da Agência Espacial Européia, ambos astronautas com experiência em caminhadas espaciais, saíram da câmara de compressão norte-americana quando o módulo orbitava sobre a Austrália e o sudeste asiático.

Sua principal tarefa era substituir equipamentos quebrados na estrutura que será o principal sistema de resfriamento da estação.

A Nasa planejava conectar as novas vias de resfriamento da estação há mais de três anos, mas todas as viagens espaciais foram canceladas depois do acidente fatal com o Columbia, em 1º de fevereiro de 2003.

A agência também acrescentou dois vôos para testar melhorias de segurança, solicitados depois do acidente.

Após o retorno da nave Discovery, no mês passado, depois que o equipamento foi colocado em funcionamento e manutenções foram realizadas com sucesso, a Nasa liberou sua frota de aeronaves para retomar a montagem da Estação Espacial de US$ 100 bilhões.

A nave Atlantis deve ser lançada entre 27 de agosto e 7 de setembro para levar um novo conjunto de dispositivos de energia solar para a estação. A Discovery deve levar mais equipamentos em dezembro.

A Nasa planeja 16 missões de construção da estação antes que a frota de aeronaves seja aposentada, em 2010.

As novas vias de resfriamento da estação têm que ficar prontas antes do próximo vôo da Discovery, em dezembro, durante o qual o novo sistema será colocado em funcionamento.

Os astronautas também planejam instalar dois experimentos que vão ajudar os engenheiros a avaliar o ambiente espacial.

 

Os Estados Unidos formalmente revogaram hoje o chamado Step 2, about it um dos programas de subsídios ao setor de algodão que foi considerado ilegal pela Organização Mundial do Comércio (OMC), pills após ação movida pelo Brasil.

"Essa ação (a revogação) demostra o comprometimento dos Estados Unidos em seguir suas obrigações junto à OMC e reflete o apoio dos EUA ao sistema de comércio regido por regras", disse a chefe do Escritório de Representação Comercial norte-americano, Susan Schwab, em um comunicado.

"Estou satisfeita que o governo e o legislativo puderam trabalhar juntos para resolver essa questão", declarou.

O Step 2 é um programa que paga a exportadores e consumidores de algodão norte-americanos a diferença entre o preço do algodão nos EUA, mais elevado, e o preço do algodão no mercado internacional, configurando subsídio à exportação e incentivo à substituição de importações.

A revogação do programa já estava prevista desde fevereiro, quando uma nova legislação foi assinada pelo presidente George W. Bush.

Na época, o governo brasileiro declarou-se "satisfeito" com a nova lei, mas informou que a medida "não esgota as obrigações norte-americanas emanadas das decisões do Órgão de Solução de Controvérsias (OSC) da OMC".

Na ação vencida pelo Brasil, também foram condenados programas de apoio interno aos produtores norte-americanos, sobre os quais os EUA ainda não se moveram.

"O governo brasileiro continuar á acompanhando o tema com atenção e seguirá mantendo contato com as autoridades norte-americanas no sentido de buscar o pleno cumprimento, por parte dos Estados Unidos, das determinações do OSC no que se refere às demais medidas consideradas incompatíveis com as disciplinas multilaterais", informou o Ministério de Relações Exteriores quando da assinatura de Bush sobre a legislação.

O Brasil esperava que as negociações da Rodada de Doha pudessem resolver alguns pontos incluídos em sua disputa com os EUA sobre o algodão, mas o fracasso das discussões deve fazer com que o país volte ao tema na OMC, possivelmente pedindo um painel sobre o cumprimento ou não pelos EUA das decisões da entidade.

"Com o insucesso de Doha, estamos avaliando o momento certo para pedir esse painel. Mas a decisão ainda não foi tomada", disse na semana passada o conselheiro Flavio Marega, coordenador-geral de Contenciosos na OMC do Ministério de Relações Exteriores.

O Órgão de Solução de Controvérsias da OMC faz sua primeira reunião após um período de férias no dia 1º de setembro, data em que há possibilidade de o Brasil ingressar com o pedido.

 

A Câmara dos Deputados pode entrar em recesso com a pauta trancada, viagra se os deputados não fecharem um acordo para votar a Medida Provisória 432, visit web que trata da renegociação de R$ 75 bilhões de dívidas dos produtores rurais.

Hoje (15), o líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE), manifestou preocupação com a possibilidade da matéria ser votada somente na volta do recesso parlamentar, em agosto.

“Vamos perder o benefício para o setor agropecuário, porque em 8 de outubro cai a vigência da MP. Como vamos ter agosto e setembro com esforço concentrado, era bom que a gente arredondasse a 432 para que ela não chegasse a cair e para que o setor agrícola possa renegociar suas dívidas”, disse.

O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), membro da bancada ruralista, disse que a medida provisória não favorece os produtores rurais por causa dos juros altos.

“No momento que [o governo] dá apenas dois ou três anos a mais [para o produtor rural pagar a dívida] e mantém indexadores da dívida como a taxa Selic [taxa básica de juros], o IPCA [índice de preços ao consumidor amplo, que mede a inflação], que são valores estratosféricos, e os rebates que eles concedem, vão fazer com que os produtores rurais assinem e se comprometam com uma dívida ainda maior”, reclamou.

O deputado defendeu não se votar a medida provisória como proposta pelo governo. “Isso pode sinalizar num primeiro momento uma regularização das contas dos produtores rurais, mas logo a seguir ele estará privado do custeio agrícola, ele não terá acesso ao crédito rural”, argumentou.

A MP propõe a renegociação de R$ 75 bilhões dos R$ 87 bilhões das dívidas rurais contraídas nas décadas de 80 e 90, com descontos para a liquidação antecipada e redução dos saldos devedores.

Líderes das principais entidades do agronegócio revelaram na noite de ontem sua preferência pela candidatura do ex-governador de São Paulo, information pills Geraldo Alckmin (PSDB), sales à Presidência da República, durante evento que reuniu representantes do setor na capital paulista.

As manifestações ocorreram após exibição de um vídeo com depoimentos dos candidatos Alckmin, Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT) sobre uma pauta de reivindicações e questões formuladas por representantes de diversas cadeias produtivas do agronegócio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não gravou depoimento e foi alvo de críticas.

Os candidatos comentaram temas como impostos, Parceria Público-Privada (PPP), segurança fundiária e sanidade. Na platéia, além de produtores e empresários, estavam aliados do ex-governador tucano, como o deputados estadual Duarte Nogueira (PSDB) e o deputado federal Xico Graziano (PSDB-SP), ambos ex-secretários da Agricultura em São Paulo.

A fala de Alckmin, que prometeu entre outras coisas rigor contra as invasões de terra, a redução dos juros e a criação de uma agência sanitária para combater epidemias, agradou aos representantes. Ele prometeu ainda, caso eleito, enviar ao Congresso projetos de reforma política e tributária no primeiro mês de mandato.

"O Alckmin, de longe, está se afeiçoando cada vez mais aos temas do agronegócio brasileiro", disse após a exibição do vídeo Carlo Lovatelli, presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), anfitriã do evento.

Uma mesa formada por Lovatelli e os presidentes da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), Organização das Coopertivas Brasileiras (OCB) e da Sociedade Rural Brasi leira (SRB), além do 1º vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), comentou os pronunciamentos.

O ex-governador tucano foi também elogiado pelo presidente da SRB, João de Almeida Sampaio Filho. "O candidato Alckmin cada vez mais se aproxima do agronegócio", disse ele.

O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, afirmou sobre as posições de Alckmin em relação ao agronegócio, que "parecia, quando ele se manifestou, que havia participado do congresso".

As declarações da candidata Heloísa Helena, no entanto, não agradaram as lideranças. Entre outras coisas, ela se colocou contra a criação de uma Agência Sanitária, uma das principais reivindicações do setor. Disse ainda que em seu governo "o MST não vai invadir terra porque nós faremos a reforma agrária".

E, questionada sobre a redução do "custo Brasil", a candidata disse que não reduziria os encargos trabalhistas "porque em uma sociedade capitalista, socialista ou comunista, o elo mais fraco é o do trabalho". "Nós não vamos cortar os benefícios dos trabalhadores", disse ela. "Algumas posições da Heloísa Helena nos preocupam. Acho que podemos ter problemas com ela, principalmente na questão fundiária", disse João de Almeida Sampaio Filho.

"Ela mostrou que essa (agricultura) não é a praia dela. Ela é simpática, divertida, mas dá a impressão de que não sabe do que está falando", disse Lovatelli.

O desempenho do candidato Cristovam Buarque também desagradou os líderes. "Ele foi generalista. Sua fala parecia um grande guarda-chuva, cobriu tudo sem se comprometer", afirmou Lovatelli. "Essa não é a praia dele."

A ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos depoimentos foi bastante criticada. Em nota, a Abag disse que a recusa foi considerada "um desrespeito ao setor de agronegócios". "Se fosse um evento do MST, teria patrocínio oficial do governo e talvez ele viesse falar", afirmou o presidente da SRB, João de Almeida Sampaio Filho.

No encerramento do encontro houve uma homenagem a Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura durante o governo Lula. Um dos fundadores da Abag, entidade que chegou a presidir, Rodrigues ainda não declarou em quem votará nas próximas eleições. Ele recusou-se a falar de política no evento.

 

O embaixador da França na ONU, website Jean-Marc de la Sablière, disse hoje estar menos otimista que na véspera com a aprovação rápida de uma resolução sobre os combates no Oriente Médio.

Estados Unidos, França e Grã-Bretanha tinham a expectativa de aprovar, esta semana, uma resolução do Conselho de Segurança que exigisse uma trégua nos confrontos entre Israel e o Hezbollah, no Líbano.

"Acho que estamos progredindo – diria que progredindo de verdade", disse De la Sabli ère a repórteres enquanto se preparava para uma série de reuniões com o embaixador norte-americano John Bolton.

Ele disse que na manhã anterior estava confiante de que a resolução seria aprovada nos próximos dias, "mas no fim do dia estava menos confiante".

Os negociadores também vêm analisando a possibilidade de reforçar a missão de paz já existente no sul do Líbano até que seja formada uma força internacional mais robusta.

Um dos pontos problemáticos, segundo os diplomatas, é a insistência israelense no seu direito de tomar "atitudes defensivas" contra combatentes do Hezbollah e contra quem esteja lançando foguetes contra soldados ou civis durante a trégua.

Israel já indicou, nas conversas com diplomatas ocidentais, a disposição em aceitar uma trégua interina imposta pela ONU, que suspenda suas operações militares ofensivas já na semana que vem. Mas, segundo um diplomata, os israelenses "preservariam suas posições até a chegada da força internacional".

"Israel terá o direito de se defender nas áreas que estão em sua posse", disse o enviado. "Quando a força (internacional) estiver mobilizada, então virá um cessar-fogo completo."

O premiê israelense, Ehud Olmert, porém, disse ao jornal Financial Times que Israel se reservará ao direito de responder a qualquer agressão, mesmo que uma força internacional já tenha sido deslocada.

As autoridades francesas insistem que o fim dos combates teria de descartar ações defensivas desse tipo.

De la Sablière afirmou que todos os lados terão de concordar com as bases principais de uma solução sustentável para o conflito para que o conselho possa aprovar a resolução exigindo a trégua.

"Precisamos do comprometimento de todos os lados com esses parâmetros básicos, e então virá a força internacional, que se mobilizará numa zona neutra, onde só o Exército libanês e a força internacional poderão entrar", disse ele.

 

O Brasil emitirá apenas US$ 500, cialis 40mg 3 milhões em bônus Global 2037 na operação de troca que propôs ao mercado, viagra informou o Tesouro Nacional por meio de comunicado distribuído à imprensa hoje.

O governo se dispunha a trocar até US$ 1, ampoule 5 bilhão em títulos, na operação com o objetivo de melhorar o perfil do endividamento externo do País, anunciada na semana passada.

Após a operação, o estoque de Global 2037 em mercado será de aproximadamente US$ 2 bilhões.

A maior parcela de títulos retirados do mercado tem vencimento em 2030. Além disso, foram incluídos na troca papéis que vencem em 2020, 2024 e 2027.

Como anunciado na véspera, o Global 2037 tem spread de 205 pontos-básicos sobre os títulos do Tesouro Americano. O cupom é de 7,125%.

Para o diretor de mercado de capitais do banco BBVA no Brasil, Paulo Bernardo, é natural que uma "tender offer", como a que o Tesouro fez, fique bem aquém das expectativas. Segundo ele, as perspectivas favoráveis para o risco do país também pesam contra nessa hora.

"É muito difícil, o investidor nem olha (a oferta de troca). Ele não tem interesse, porque tem um papel em que está confortável", disse Bernardo, que só lembra de ter visto uma oferta como essa ter adesão alta em casos de renegociação de dívida por dificuldades do devedor em honrar o pagamento.

O especialista na estruturação de emissões disse acreditar que a oferta seja parte de um processo, e não um evento isolado. "Essas coisas demandam mais de um evento, é sempre um exercício que vai se aprimorando, contínuo."

A liquidação da operação está prevista para 16 de agosto.

De acordo com o Tesouro, o valor a ser pago em dinheiro é de US$ 253,5 milhões, que sairão das reservas internacionais.

"O Brasil pagará em moeda aos investidores valor equivalente à diferença entre o preço de troca dos títulos antigos aceitos e o preço de reabertura do Global 2037", informou o Tesouro.

Além disso, os investidores receberão a diferença entre os juros dos bônus antigos e os juros do Global 2037 decorridos até o dia anterior ao da liquidação.

A última emissão do Brasil de bônus Global com vencimento em 2037 foi feita no dia 16 de março, com a colocação de US$ 500 milhões.

 

Amigos do presidente Fidel Castro, viagra approved o teólogo e escritor Frei Betto e o arquiteto Oscar Niemeyer afirmam que o regime comunista de Cuba deverá ser mantido enquanto persistir o bloqueio econômico norte-americano ao país.

Fidel, 79 anos, passou por uma cirurgia intestinal de emergência na segunda-feira, quando transmitiu o poder temporariamente para seu irmão, Raúl Castro. Desde então, o futuro do país, o único socialista no Ocidente, vem sendo debatido.

"Enquanto o bloqueio americano durar, não muda o regime cubano. Assume o Raúl ou um daqueles jovens preparados para o poder, mas enquanto durar o bloqueio, que é um estado de guerra latente, não muda", afirmou Frei Betto em entrevista.

Para ele, o povo cubano terá de resistir. "Tem que manter o espírito de resistência muito grande para preservar as conquistas."

Frei Betto, autor do livro Fidel e a Religião, fruto de uma convivência com o líder cubano, disse que já esteve em Cuba 30 vezes. Ele manterá a viagem prevista para a comemoração do aniversário de 80 anos de Fidel no dia 13, mesmo após uma caravana que levaria brasileiros à ilha ter sido adiada para dezembro.

Apesar da proximidade com o líder cubano, Frei Betto garante não dispor de outras informações sobre a saúde de Fidel além das divulgadas pelo regime, mas acredita na recuperação do presidente. "Tem uma saúde de ferro. Deixou de fumar em 1985, cigarro e charuto."

O arquiteto Oscar Niemeyer, eterno defensor do comunismo e do regime de Cuba, nunca visitou a ilha, mas já se encontrou diversas vezes com Fidel, inclusive em seu escritório no Rio de Janeiro. "Considero uma das figuras históricas mais significativas deste início do século", disse em entrevista por e-mail.

Para Niemeyer, Raúl Castro está preparado para seguir a linha política de seu irmão e assim defender Cuba "contra todas as provocações e ameaças que lhe têm sido feitas, sobretudo pelo imperialismo norte-americano", disse o arquiteto de 98 anos.

Niemeyer, que entregou recentemente uma maquete para a nova embaixada brasileira em Havana, confirmou sua devoção a Fidel, a quem chamou de "um exemplo de coragem e idealismo".

Para o cientista político Emir Sader, outro entusiasta da revolução de Fidel, o inimigo de Cuba tem um nome: Estados Unidos. "O problema do sistema cubano tem a ver diretamente com o bloqueio", disse Sader, coordenador do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

"Cuba está sendo bloqueada há mais de 40 anos pela maior potência econômica, militar, tecnológica e midiática do mundo, então, deixem Cuba se defender."

Os EUA, que impõem um embargo econômico a Cuba desde 1962 para minar o regime de Fidel, intensificaram a chamada "guerra econômica" em 2005, lançando sanções que chegam até a limitar viagens à ilha para cubano-americanos e a compra de charutos e rum cubanos por norte-americanos.

Menos engajados com o regime cubano são o senador Eduardo Suplicy (PT) e o deputado Fernando Gabeira (PV), ambos simpatizantes do sistema no passado, mas que hoje aguardam a democratização da ilha.

"Respeito a figura (Fidel) e acho importante que ele possa contribuir na direção de uma maior democratização, para que a liberdade de imprensa e de expressão possa se tornar uma realidade crescente em Cuba", disse o senador, para quem o bloqueio econômico dos EUA também dificulta a situação cubana.

"O Brasil deve estimular (a democratização), não interferir", continuou Suplicy.
Gabeira, ex-guerrilheiro exilado e para quem o Brasil nutre uma visão romântica de Cuba, acredita que o governo de Lula deveria ter um papel maior na democratização da ilha.

"O Brasil se recusou ostensivamente a ajudar em uma abertura de Cuba. O Brasil foi a Cuba (em 2003) e Lula não recebeu os dissidentes. E também não condenou a prisão dos 70 intelectuais, nem o fuzilamento de cubanos", disse Gabeira.

Já Frei Betto considera que o governo brasileiro deve respeitar a autodeterminação de Cuba, ao mesmo tempo em que pode ajudar a derrubar o bloqueio estimulando organismos internacionais como a Organização dos Estados Americanos a incluir Cuba entre seus membros.

 

O presidente da Bolívia, cost Evo Morales, illness comemorou hoje a vitória do governo na primeira votação da recém-eleita Assembléia Constituinte do país, mas também enfrentou uma onda de críticas pela ameaça velada que fez de fechar o Congresso.

O presidente indígena, que ainda não se restabeleceu totalmente da fratura no nariz sofrida no fim de semana, recebeu "com satisfação a eleição do comitê que colocará em marcha a constituinte", disse uma fonte do governo em Sucre, cidade onde a assembléia realizará sessões.

Em reuniões preparatórias antes de sua instalação oficial, no domingo, a Assembléia Constituinte realizou na noite de ontem sua primeira votação para escolher um comitê ad hoc de nove integrantes. Seis dos escolhidos são representantes do Movimento ao Social ismo (MAS), de Morales.

O comitê deverá presidir a eleição da mesa diretora definitiva e a aprovação do regulamento da assembléia, que terá entre seis meses e um ano para, segundo a promessa de Morales, "refundar" o país com uma nova Constituição.

O MAS, que na eleição dos integrantes da assembléia ganhou em sete dos nove departamentos, assumiu no comitê interino a representação dos cinco distritos andinos e do distrito meridional de Tarija, onde estão localizados mais de 80% das reservas bolivianas de gás natural.

O partido de Morales também ganhou por uma vantagem pequena no distrito oriental de Santa Cruz, reduto da oposição empresarial, mas cedeu a representação no comitê a um pequeno partido regional.

A representação dos outros dois distritos remanescentes ficou com legisladores da aliança Podemos, de direita.

Fontes oficiais citadas pelo jornal Correo del Sur disseram que o controle do comitê ad hoc permitirá ao MAS "eliminar bloqueios" na eleição da mesa diretora da assembléia, para cuja presidência o movimento propõe o nome da dirigente indígena Silvia Lazarte.

Em forte contraste com o otimismo do MAS em Sucre, o presidente Morales foi duramente criticado em La Paz por sua advertência de que o Congresso poderá enfrentar "pressões sociais" se não acelerar a aprovação de leis de reforma agrária e de manejo dos recursos hídricos.

"Se elas não forem aprovadas, o Parlamento deve fechar", disse Morales ontem, embora tenha ressalvado que não estava "pedindo o fechamento do Parlamento".

O esclarecimento foi ignorado pelos opositores, que se sentiram diretamente ameaçados. "Se ele quer fechar o Parlamento, que feche e enfrente as conseqüências, pois isso implicaria posicionar-se num plano de violação absoluta da democracia e de isolamento no continente", disse o senador Carlos Bohrt, do Podemos.

O também opositor Miguel Majluf, do Movimento Nacionalista Revolucionário, de centro-direita, afirmou que a advertência de Morales era uma "ameaça à democracia".

 

A economia dos Estados Unidos atravessa agora um período de “inúmeras dificuldades”, for sale disse hoje o presidente do Federal Reserve (Fed, see o banco central americano), approved Ben Bernanke, que obrigou o chefe de Estado americano, George W. Bush, a lançar uma mensagem de tranqüilidade à nação.

Nesta terça-feira, Bernanke foi ao Congresso apresentar seu relatório semestral sobre a economia, no qual foi apresentou um cenário nada animador para o setor.

O encarregado da política monetária americana falou da grande pressão sobre os mercados financeiros, do aumento do desemprego e dos graves problemas enfrentados pelo setor hipotecário.

Segundo o presidente do Fed, essa conjunção de fatores freou o ritmo de crescimento da maior economia mundial durante o primeiro semestre e fez o custo de vida aumentar, criando um panorama inflacionário “incerto” e “pouco usual”.

Os acontecimentos das últimas semanas mostraram “que muitos mercados financeiros e instituições continuam estando sob considerável pressão”, parte dela decorrente das previsões para a economia e da incerteza sobre a qualidade do crédito, disse Bernanke.

O economista também se referiu aos problemas das gigantes hipotecárias Freddie Mac e Fannie Mae, das quais o Departamento do Tesouro americano teve que sair em socorro comprando ações e aumentando temporariamente a linha de crédito oferecida às duas companhias.

Bernanke admitiu que o crescimento econômico será mais lento até o fim do ano, devido, principalmente, à fragilidade do mercado imobiliário, aos elevados preços do petróleo e às dificuldades para a obtenção de crédito.

No relatório do Comitê de Mercado Aberto do Fed entregue hoje ao Congresso, o banco central americano revisou para cima os cálculos feitos em abril, com base em um esperado aumento do consumo.

Agora, o Fed prevê que, em 2008, o PIB crescerá de 1% a 1,6%, e não de 0,3% a 1,2%, como indicado há alguns meses.

Bernanke também reconheceu que as previsões para a inflação são “incertas”, dada a possibilidade de os preços das matérias-primas subirem, cenário que colocaria em “grande risco” as projeções de inflacionárias.

Depois que o presidente do banco central americano começou a falar, a Casa Branca, apressadamente, convocou uma entrevista coletiva, na qual George W. Bush lançou uma mensagem tranqüilizadora e muito mais otimista em relação ao andamento da economia.

O chefe de Estado americano assegurou que o sistema financeiro do país é “tem bases sólidas” e que a economia “continua crescendo”, embora lentamente.

“Entendo que há muito nervosismo, mas a economia continua crescendo, a produtividade é alta, o comércio cresce, as pessoas trabalham (…), e, à medida que nos depararmos com debilidades, as enfrentaremos”, ressaltou.

No entanto, Bush admitiu que os problemas no setor imobiliário, no qual os preços não param de subir, persistem; que as dificuldades para obtenção de crédito são cada vez maiores; e que o aumento dos preços dos alimentos e da energia fizeram várias famílias passarem por “momentos difíceis”.

O presidente do país também reconheceu que “não há uma solução rápida” para os altos preços do petróleo, cujo barril tem sido negociado acima dos US$ 140.

Porém, defendeu o fim do veto presidencial às prospecções petrolíferas em alto-mar, algo que, segundo disse, “não permitirá a produção de um barril amanhã”, mas, a longo prazo, ajudará a reduzir a dependência dos EUA em relação ao petróleo estrangeiro.

Bush disse ainda que a medida mudará a “psicologia” dos mercados energéticos acerca da disponibilidade de petróleo no futuro, o que beneficiará os preços.

No entanto, o fim do veto presidencial é uma medida mais simbólica do que efetiva, já que o Congresso continua proibindo a exploração de petróleo na plataforma continental americana e não tem intenção alguma de rever seu posicionamento.

Quando o presidente da Colômbia, drugs Alvaro Uribe, tomar posse de seu segundo mandato, na segunda-feira, ele estará num país bem mais seguro do que o que recebeu em 2002, quando a cerimônia foi marcada pelo ataque rebelde em que um míssil matou 21 pessoas próximo ao palácio presidencial.

Os níveis de criminalidade estão em queda graças à repressão promovida por Uribe com o apoio dos Estados Unidos, e os guerrilheiros de esquerda foram expulsos de muitas cidades e estradas que aterrorizavam no passado em nome da revolução socialista.

Mesmo assim, Bogotá está em alerta máximo contra ataques. Uma série de operações rebeldes matou mais de 20 pessoas, a maioria soldados, nos últimos quatro dias.

Reeleito em maio, o ex-prefeito de Medellín Alvaro Uribe, de 54 anos, tem grande popularidade por ter combatido a insurgência e desarmado a maior parte das milícias paramilitares de direita.

"Uribe era um político provinciano quase desconhecido quando foi eleito, há quatro anos. Agora ele é conhecido internacionalmente por causa do modo como transformou o país, ou pelo menos sua imagem", disse Carlos Jaramillo, consultor na área de segurança que trabalha em Bogotá.

A economia está crescendo no ritmo mais acelerado dos últimos anos, apesar da guerra de guerrilha, que persiste desde os anos 1960. Para analistas, Uribe terá de tomar providências nos próximos quatro anos para reduzir a pobreza, se quiser manter a posição esquerdista longe do poder daqui a quatro anos.

"Os maiores desafios de seu segundo mandato serão desenvolver uma economia mais igualitária e convencer as pessoas de que seu processo de paz com os paramilitares não é apenas um perdão disfarçado a seus crimes", disse Jaramillo.

Os "paras", responsáveis por algumas das piores atrocidades do conflito, formaram-se nos anos 1980, patrocinados por proprietários de terra que tentavam se proteger dos rebeldes marxistas.

A oposição e ativistas da área de direitos humanos afirmam que Uribe, ele mesmo um grande proprietário cujo pai foi morto por rebeldes no início dos anos 1980, vem protegendo os líderes paramilitares da extradição para os Estados Unidos por narcotráfico – o que os chefes das milícias mais temem.

Apesar dos avanços no setor da segurança pública, o país ainda é o maior exportador de cocaína do mundo. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que contam com 17 mil integrantes, mataram 17 soldados e um civil em ataques a bomba na segunda-feira, numa demonstração de força às vésperas da posse. Seis camponeses contratados pelo governo para destruir plantações ilícitas das Farc foram mortos por minas terrestres na quarta-feira.

No front político, Uribe precisa negociar com seis partidos para construir sua coalizão no Congresso, para que possa aprovar leis como o acordo de livre comércio com os EUA.

O Congresso peruano alterou a Constituição no ano passado para permitir que Uribe disputasse a reeleição. Mas o histórico de presidentes reeleitos na América do Sul não é muito positivo, como nos casos de Alberto Fujimori, no Peru, e de Carlos Menem, na Argentina.

"Tenho alguma preocupação de que Uribe possa desenvolver uma atitude do tipo da de Fujimori, de achar ser o único que pode consertar as coisas e talvez ficar mais tempo que o segundo mandato", disse Stephen Donehoo, especialista em América Latina da Kissinger McLarty Associates, com sede em Washington.

"Mas, de qualquer forma, ele claramente é o melhor líder para a Colômbia neste momento", disse ele.

 

Washington ainda espera que seja alcançado até amanhã um acordo sobre uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), approved cujo objetivo é acabar com o conflito entre Israel e o Hezbollah no Líbano, dosage disse um porta-voz do Departamento de Estado.

Mas com aliados como a França expressando menos confiança de que uma resolução possa ser alcançada em breve, approved o porta-voz, Sena McComarck, também afirmou a repórteres hoje que os Estados Unidos vão continuar trabalhando no fim de semana para chegar a um acordo, se necessário.

 

Hoje é o ultimo dia para se inscrever em uma das 118 vagas do Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários da Aeronáutica (EAOT 2007). O formulário de solicitação de inscrição, dosage deve ser obtido no site da Força Aérea Brasileira (www.fab.mil.br). O valor da taxa de inscrição é de R$ 80.

As áreas de nível superior disponíveis são as seguintes: administração, dosage análise de sistemas, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, economia, educação física,  enfermagem, engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia metalúrgica, fisioterapia, jornalismo, nutrição, psicologia, relações públicas, serviços jurídicos, serviço social e terapia ocupacional.
As provas escritas dos exames de conhecimentos especializados e de escolaridade serão aplicadas no dia 24 de setembro.

Clique aqui para conferir o edital e a ficha de inscrição.

O presidente da Câmara dos Deputados, case Aldo Rebelo (PCdoB-SP), questionou hoje a necessidade da convocação de uma Assembléia Constituinte específica para a realização da reforma política, como sugeriu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Não sei se a convocação de uma assembléia é o melhor caminho, já que há propostas prontas para serem votadas no Congresso", disse Aldo a jornalistas.

O deputado, aliado do presidente Lula, se disse favorável à aprovação do assunto. "Reforma política é necessária e intransferível."

Mesmo com a investigação em curso de um grande número de deputados pela CPI dos Sanguessugas, Aldo acha que há espaço para a Câmara votar reforma política porque, para ele, a grande maioria dos parlamentares não está envolvida nas denúncias.

"Acho que, se o Congresso puder votar a reforma junto com as investigações, seria muito bom", afirmou.

Ele relatou que a Câmara já votou proposta do deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO), que prevê financiamento público de campanhas e voto em lista.

 

Já estão definidas as datas e horários da provas do concurso público para promotor de justiça substituto do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE/TO). Todos os candidatos, cost inclusive os que solicitaram atendimento especial, realizarão as provas no Colégio Marista de Palmas (110 Sul Alameda 23 lotes 2/4 – Centro, Palmas/TO). 

As provas serão aplicadas nos seguintes horários:
12 de agosto, às 14h – primeira prova (duração 5h)
13 de agosto, às 8h – segunda prova (duração de 4h)
13 de agosto, às 15h – terceira prova (duração de 4h)

O concurso oferece 15 vagas, para graduados na área de direito com três anos de atividade jurídica comprovada. O salário inicial oferecido é de R$ 18 mil.

 

Mais informações no site do Cespe/UnB  (www.cespe.unb.br/concursos/mpetoprom2006).

O chefe do comando central dos Estados Unidos disse hoje que a violência sectária no Iraque poderia levar o país à guerra civil. A declaração foi feita no momento em que uma bomba à beira da estrada matou ao menos dez pessoas no centro de Bagdá.

Tiros, advice bombas e sequestros na capital iraquiana foram intensificados apesar de uma operação de segurança que acrescentou milhares de soldados às ruas. O Pentágono concordou, na semana passada, em mandar mais 3 mil soldados a Bagdá. "A violência sectária está, provavelmente, pior do que nunca, principalmente em Bagdá", disse o general do Exército dos EUA John Abizaid ao Comitê de Serviços Militares do Senado. "Se isso não parar, é possível que o Iraque mergulhe na guerra civil."

Uma fonte da polícia disse que a bomba de hoje parecia ter sido enterrada no meio do lixo, entre vendedores ambulantes na rua Amin, no bairro de Shorja, e que a maioria das vítimas era de civis.

O plano de reconciliação nacional do primeiro-ministro Nuri al-Maliki não conseguiu diminuir a violência. Cada vez mais bairros de Bagdá estão mergulhando na violência sectária. A violência na capital do Iraque e em outras áreas está provocando a morte de cem pessoas por dia.

Um cabograma enviado de Bagdá por um diplomata britânico sobre o futuro do país árabe, que vazou para o público hoje, também era bastante pessimista.

Trechos do documento transmitido pela BBC fazem uma avaliação bem mais pessimista para as perspectivas no Iraque do que qualquer outra autoridade britânica.

"O prospecto de uma guerra civil de baixa intensidade e uma divisão de fato do Iraque é mais provável nesse estágio do que uma transição bem-sucedida e substancial de uma democracia estável", escreveu o diplomata William Patey, futuro embaixador da Grã-Bretanha em Bagdá.

"Mesmo a expectativa mais baixa do presidente (George W.) Bush para o Iraque – a de um governo que pode se sustentar, se defender e se governar por conta própria, e que seja um aliado na guerra ao terror – deve permanecer uma dúvida", dizia o cabograma, enviado ao premi ê Tony Blair.

Patey também expressou preocupação com o poder crescente da milícia xiita liderada pelo clérigo radical Moqtada al-Sadr.

"Se quisermos evitar um mergulho na guerra civil e na anarquia, então devemos evitar que o Exército Mehdi vire um Estado dentro de um Estado, como o Hezbollah fez no Líbano, é prioridade", escreveu.

Mas Patey também disse que a situação no Iraque "não é sem esperança".

 

O chefe do comando central dos Estados Unidos disse hoje que a violência sectária no Iraque poderia levar o país à guerra civil. A declaração foi feita no momento em que uma bomba à beira da estrada matou ao menos dez pessoas no centro de Bagdá.

Tiros, viagra 40mg bombas e sequestros na capital iraquiana foram intensificados apesar de uma operação de segurança que acrescentou milhares de soldados às ruas. O Pentágono concordou, more about na semana passada, capsule em mandar mais 3 mil soldados a Bagdá. "A violência sectária está, provavelmente, pior do que nunca, principalmente em Bagdá", disse o general do Exército dos EUA John Abizaid ao Comitê de Serviços Militares do Senado.
"Se isso não parar, é possível que o Iraque mergulhe na guerra civil".

Uma fonte da polícia disse que a bomba de hoje parecia ter sido enterrada no meio do lixo, entre vendedores ambulantes na rua Amin, no bairro de Shorja, e que a maioria das vítimas era de civis. O plano de reconciliação nacional do primeiro-ministro Nuri al-Maliki não conseguiu diminuir a violência. Mais e mais bairros de Bagdá estão mergulhando na violência sectária. A violência na capital do Iraque e em outras áreas está provocando a morte de cem pessoas por dia.

Um cabograma enviado de Bagdá por um diplomata britânico sobre o futuro do país árabe, que vazou para o público hoje, também era bastante pessimista. Trechos do documento transmitido pela BBC fazem uma avaliação bem mais pessimista para as perspectivas no Iraque do que qualquer outra autoridade britânica.

"O prospecto de uma guerra civil de baixa intensidade e uma divisão de facto do Iraque é mais provável nesse estágio do que uma transição bem-sucedida e substancial de uma democracia estável", escreveu o diplomata William Patey, futuro embaixador da Grã-Bretanha em Bagdá.

"Mesmo a expectativa mais baixa do presidente (George W.) Bush para o Iraque, a de um governo que pode se sustentar, se defender e se governar por conta própria, e que seja um aliado na guerra ao terror, deve permanecer uma dúvida", dizia o cabograma, enviado ao premiê Tony Blair.

Patey também expressou preocupação com o poder crescente da milícia xiita liderada pelo clérigo radical Moqtada al-Sadr. "Se quisermos evitar um mergulho na guerra civil e na anarquia, então evitar que o (Exército Mehdi) vire um Estado dentro de um Estado, como o Hezbollah fez no Líbano, é prioridade", escreveu. Mas Patey também disse que a situação no Iraque "não é sem esperança".

 

O vice-presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Sanguessugas, drug deputado Raul Jungmann (PPS-PE), disse que o empresário Luiz Antonio Vedoin, da Planam, referiu-se a um quarto senador no depoimento que presta hoje à comissão. Dessa maneira, deverão ser investigados pela comissão mais três parlamentares – pela manhã, Vedoin citou nomes de mais dois deputados.

Ainda não está definido se o depoimento, que ocorre na Polícia Federal em Brasília, será concluído ainda hoje ou se será retomado amanhã. Ao deixar o depoimento do empresário Luiz Antonio Vedoin na Polícia Federal, o deputado Paulo Rubem Santiago (PT-PE), sub-relator da investigação da aquisição de unidades móveis de saúde, afirmou que o dono da Planam acusou outras empresas de ter esquemas semelhantes de fraude em licitações nas mesmas áreas sob investigação.

Outro ponto observado pela comissão, segundo Jungmann, é uma certa "reserva de mercado", na região Nordeste, para empresas concorrentes da Planam, o que explicaria o fato de a Planam não ter conseguido na região a performance que alcançou em outros pontos do País. O assunto deverá ser aprofundado pela CPMI.

Neste momento, os integrantes da comissão conferem todos os nomes que constam da lista da Planam e separam aqueles contra os quais há provas dos parlamentares alvos apenas de suspeitas.

Entre as empresas, Vedoin citou a Lealmaq, de Belo Horizonte, que a Polícia Federal suspeita de atuar como fachada para legitimar as concorrências dirigidas. Santiago e o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) anunciaram que vão apresentar requerimento para ouvir os representantes dessa empresa. Ainda há empresas do Paraná, do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro que devem ser investigadas futuramente.

Santiago também estranhou o fato de Vedoin ter demonstrado satisfação ao falar sobre o dispositivo introduzido a partir da lei orçamentária de 2004 que vinculava 30% das emendas de parlamentares à saúde. O sub-relator quer investigar os responsáveis pela alteração do rito orçamentário, pois suspeita que a mudança tenha ocorrido para beneficiar a Planam.

Segundo Santiago, não se justifica a vinculação das emendas individuais de parlamentares apenas para a saúde, já que a educação também conta com despesas orçamentárias obrigatórias pela Constituição.

As pesquisas relacionadas ao combate aos efeitos do envelhecimento podem conseguir avanços históricos nas próximas décadas, cure avanços esses responsáveis por aumentar enormemente a expectativa de vida, prevê um importante cientista britânico.

Já em 2036, a média de vida dos moradores do mundo desenvolvido deve ser décadas maior do que é hoje, disse o biomédico e gerontologista Aubrey de Grey, em uma entrevista concedida recentemente à Reuters.

Se terapias de rejuvenescimento aplicadas em ratos de laboratório puderem ser feitas em humanos até lá, afirma o pesquisador, uma pessoa de 55 anos poderá esperar viver outros 60 anos ou mais. Décadas a mais do que a expectativa de vida prevista pelo Departamento de Estatística da Grã-Bretanha, segundo o qual o homem britânico médio que tivesse 65 anos em 2004 podia esperar chegar aos 84.

Segundo Grey, essa expectativa de vida de décadas a mais pode mudar os padrões tradicionais de vida familiar, de carreiras, de aposentadoria, de educação e de criação dos filhos. Além de alterar profundamente o sistema previdenciário. "Essas coisas terão de ser analisadas agora pelos especialistas em planejamento financeiro. O setor (previdenciário) sempre partiu do pressuposto de que, se a média de vida aumentasse, esse aumento seria pequeno", afirmou.

A expectativa de vida elevou-se bastante na Grã-Bretanha. Na década de 1950, um homem com cerca de 65 anos de idade esperava viver, em média, mais 12 anos. Essa cifra deve elevar-se para 21,7 anos na metade do século, segundo dados do Departamento de Estatística do governo citados em um relatório da Comissão Previdenciária.

A média de vida é maior entre as mulheres, mas vem aumentando a um ritmo menor, afirma a comissão. Nessa semana, a empresa de consultoria Lane Clark & Peacock disse que o déficit nos fundos de previdência das cem empresas constantes do índice da bolsa de valores de Londres caiu apenas ligeiramente de 2004 para 2005, apesar de um aumento no valor das contribuições. O fenômeno se deve, em parte, ao aumento da longevidade.

Uma expectativa de vida bastante ampliada é também objeto da ficção científica, como aconteceu no livro Tempo suficiente para o amor, de Robert A. Heinlein, no qual as pessoas vivem por centenas de anos. Mas não é mais um sonho a possibilidade de que os seres humanos vivam décadas a mais do que vivem hoje, afirmou de Grey.

Segundo o gerontologista, apesar das pessoas terem reservas, ou mesmo serem hostis, à idéia de uma expectativa de vida ampliada, os avanços da ciência devem transformar essa possibilidade em realidade.

Como resultado, haverá uma mudança de estilo de vida. As pessoas podem ficar aposentadas por vários anos, freqüentar uma faculdade e, mais tarde, reingressar no mercado de trabalho, afirmou. As chances de que vivam mais pode atingir a disposição das pessoas para correr riscos como ingressar nas Forças Armadas ou praticar esportes radicais, disse o cientista.

"O risco longevidade", a possibilidade de que as pessoas vivam mais do que prevêem os especialistas, é hoje um assunto comum no setor previdenciário porque esse risco é tido como algo difícil de ser planejado.
Os fundos de pensão de empresas passaram a recorrer a ferramentas modernas como os fundos de hegde. Mas enfrentar um risco como o representado por uma expectativa de vida mais longa mostrou-se um duro desafio para esses fundos.

Esse risco foi descrito como a "próxima grande fronteira para os mercados financeiros" por Andrew Cairns, da Universidade Heriot-Watt, de Edimburgo, em um discurso proferido no ano passado. As pessoas também subestimam o quanto vão viver, aumentando o perigo de que não guardem dinheiro suficiente para sua aposentadoria, segundo um estudo recente da Universidade de Nottingham.

Alguns pesquisadores afirmam, porém, que a tendência de uma expectativa de vida mais longa pode não se verificar em vista dos altos níveis de obesidade em alguns países. Cientistas da Universidade de Illinois, em Chicago, dizem que, dentro de 50 anos, a obesidade terá encolhido a média de vida dos norte-americanos, dos atuais 77,6 anos, em algo entre dois a cinco anos.

 

A pesquisa da cesta básica do DF apurou, drug no mês de julho de 2006, visit web redução de 0, malady 76% no custo da cesta, em relação ao mês anterior. Este foi o sexto mês seguido de queda no valor da cesta, que acumula em 2006 uma variação negativa de 8,42%.

O trabalhador brasiliense precisou gastar R$ 162,28 para adquirir os treze produtos da cesta, representando a menor quantia desde setembro de 2005 (R$ 158,74). Mesmo assim, Brasília continua tendo a terceira cesta básica mais cara dentre as dezesseis capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

 

No DF, o consumo alimentar de uma família padrão, composta por dois adultos e duas crianças, considerando que estas últimas consomem o equivalente a um adulto, alcançou o valor de R$ 486,84, o que correspondeu a 1,39 salários mínimos do mês de julho.

O Decreto-Lei 399 de 30 de abril de 1938 definiu o Salário Mínimo como sendo a menor remuneração devida ao trabalhador por dia normal de trabalho, capaz de satisfazer as necessidades normais de uma família com alimentação, moradia, transporte, vestuário, saúde, educação, higiene, lazer e previdência.

 

De acordo com a pesquisa, no mês passado o brasiliense remunerado com um salário mínimo precisou trabalhar 102 horas para adquirir os produtos da cesta básica. Dos treze produtos pesquisados, sete apresentaram queda em seus preços em relação a junho/06: o tomate (-13,97%), a carne (-4,36%), o feijão (-4,17%), o pão (-3,17%), o café (-2,14%), o açúcar (-1,98%) e o óleo (-1,68%). Os demais apresentaram alta nos preços, destacando-se a banana, com 18,53% de majoração, e a batata, com 10,83%.

 

 

 

 

Se você é um recém-formado a procura de oportunidades, cure uma boa notícia. A companhia Schneider Electric, viagra especializada em produtos e serviços para controle, viagra automação e distribuição elétrica, oferece durante todo o ano vagas para trainne em 130 paises, onde a empresa está presente.  

A seleção faz parte do Programa Marco Pólo, que tem como objetivo dar oportunidade as recém-formados, que possuam experiência na área em que pretende atuar, e falar fluente no idioma inglês. O selecionado recebe treinamento no Brasil por aproximadamente dois meses, e segue para o país designado, onde fica de um a dois anos. As experiências e conhecimentos adquiridos no exterior são aplicados na Schneider Electric no Brasil.

O cadastro para concorrer às vagas, que surgem ao longo do ano, está disponível no site da companhia (www.schneider-electric.com.br).

 

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cespe/UnB), ed divulgou há pouco, view o resultado final do concurso para o cargo de policial rodoviário federal.

Clique aqui e confira a classificação dos candidatos

A Delegacia de Defraldações e Falsificações (DEF) prendeu na tarde de hoje, more about em um escritório na Avenida Samdu Norte, em Taguatinga, seis homens envolvidos com falsificações de documentos, como carteiras de identidade, certidões de nascimentos e cheques.

De acordo com informações do delegado responsável pelo caso, Luiz Henrique Sampaio, os nomes dos envolvidos são: Livaci Epaminondas Souto, José Alberto Amado Melo, Eduardo Barcelos de Paula, Emerson da Silva Barbosa, Cláudio Pinto da Silva e o sexto nome não teria sido identificado ainda (a polícia não sabe se a carteira de identidade apresentada por ele era falsa).

Segundo a DEF, o chefe da quadrilha, José Alberto, foi preso por falsificação de documentos em 2002. No escritório foram encontradas ainda fotos 3X4 que segundo a polícia, seriam usadas para a confecção de novas carteiras de identidade falsas. Os envolvidos, se condenados, podem pegar de um a seis anos de reclusão, pelo crime de falsificação.

 

O governo encontrou uma fórmula para estimular a disputa pela folha de pagamento do INSS, medicine prevista para ir a leilão. O edital deve estabelecer que, treat caso ninguém apresente propostas, shop os bancos federais ficarão com a administração do pagamento a aposentados e pensionistas, informou uma fonte que teve acesso à apresentação do modelo.

"Se a licitação for deserta, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal assumem a folha de pagamento do INSS a custo zero", afirmou a fonte, sob condição de anonimato.

"A estrutura jurídica é que os bancos federais sejam colocados na posição de agentes financeiros da Previdência, da mesma forma que o Banco do Brasil é o agente financeiro do Tesouro."

Atualmente, o governo paga tarifas para que os bancos repassem os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos pensionistas e aposentados no regime geral da Previdência. A idéia é livrar a União dessas taxas, que este ano devem ser da ordem de R$ 240 milhões, segundo a fonte.

Pelo plano, os beneficiários da Previdência continuarão a escolher em qual instituição financeira desejam receber a aposentadoria.

Uma vantagem para os bancos no leilão seria ter acesso aos dados cadastrais de aposentados e pensionistas não-bancarizados, ou seja, de potenciais clientes.

O governo já mostrou o modelo do leilão para o Banco do Brasil e para a Caixa Econômica Federal (CEF), que juntos já são responsáveis por cerca de metade dos pagamentos dos benefícios da Previdência, informou a fonte.

Procurados, BB e CEF informaram, por meio da assessoria de imprensa, que não comentariam o assunto.

O modelo do leilão da folha de pagamento do INSS deve ser apresentado à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) em reunião marcada para a semana que vem, acrescentou a fonte.

A Febraban disse que não iria se pronunciar sobre o tema, porque ainda não teve acesso ao conteúdo do projeto.

O edital do leilão deve passar por consulta pública e o cronograma prevê realização da operação em novembro, ainda que não esteja descartado um atraso por força de decisão política.

Em junho, os benefícios pagos aos 24 milhões de aposentados e pensionistas no regime geral da Previdência totalizaram R$ 12,4 bilhões.

A folha do INSS deverá ser dividida em 26 lotes, com 500 mil a 1,5 milhão de beneficiários cada.

A divisão por estados foi descartada para evitar que a concorrência ficasse restrita a locais com forte concentração de aposentados da Previdência, como São Paulo e Rio de Janeiro. Pelo modelo, os dois estados seriam repartidos em quatro e dois lotes, respectivamente.

No âmbito dos municípios, algumas prefeituras têm transferido aos bancos a tarefa de administrar as folhas de pagamento dos funcionários públicos. As instituições financeiras privadas têm mostrado apetite, com o Banco Itaú vencendo a licitação na cidade de São Paulo e o Santander Banespa no Rio de Janeiro.

 

Israel sofreu hoje dez baixas, there  seu maior número em um único dia desde o início dos combates no sul do Líbano, salve há três semanas. Ataques com foguetes do Hezbollah mataram sete pessoas no norte de Israel e três soldados israelenses morreram em combate no território libanês.

As sete mortes de civis, store nas cidades de Acre e Maalot, elevaram para 26 o número de mortos por ataques com mísseis lançados desde o Líbano pelo Hezbollah durante o conflito.

Mais de 150 foguetes foram lançados no intervalo de uma hora no fim da tarde. Além dos sete mortos, dezenas de pessoas ficaram feridas, de acordo com a polícia. Foram os piores ataques desde a ofensiva de 16 de julho contra Haifa, em que oito pessoas morreram.

A salva de mísseis foi mais um sinal de que o grupo guerrilheiro ainda representa uma forte ameaça a Israel, apesar das declarações do premiê israelense, Ehud Olmert, que disse hoje que Israel havia destruído a infra-estrutura do Hezbollah.

O Hezbollah lançou ontem mais de 200 foguetes contra Israel, em sua onda de ataques mais intensa desde o início dos confrontos.

Numa estrada perto de Maalot, os carros frearam de repente e os motoristas tiveram de se esconder das explosões. "As pessoas estão acuadas em abrigos – é difícil, mas as pessoas entendem que os soldados ainda estão lutando no Líbano e que vamos superar esse período", disse o prefeito de Acre, Shimon Lancry, a uma emissora de TV.

Cerca de 10 mil soldados israelenses já entraram em território libanês na ofensiva terrestre contra o Hezbollah. A emissora Canal 10 disse que o Exército criou uma "zona de segurança" formada por cerca de 20 cidadezinhas libanesas que ficam a até seis quilômetros da fronteira.

"Eles vão permanecer lá até que a força multinacional chegue", disse a emissora, citando o Exército como fonte. A reportagem não especificou se isso significa que o avanço em território libanês foi concluído ou não.

A porta-voz-chefe do Exército, a general de brigada Miri Regev, disse que as Forças Armadas não têm intenção de tornar permanente a mobilização atual no Líbano. Israel retirou-se do sul do Líbano em 2000.

"Pretendemos sim, limpar de terroristas do Hezbollah uma área próxima à fronteira com o Líbano, para evitar que eles atirem contra Israel e para atingir sua infra-estrutura", disse ela à Rádio do Exército. "No momento temos sete divisões na área."

O primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora, disse que 900 pessoas já foram mortas por ataques israelenses no Líbano.

O total de baixas israelenses é de 66, incluindo 40 militares. Os confrontos tiveram início no dia 12 de julho, quando militantes do Hezbollah seqüestraram dois soldados israelenses e mataram oito.

 

A Polícia Federal fez hoje pela manhã a terceira maior apreensão de mercadorias, link falsificadas e sem nota fiscal, drugs do ano, no Distrito Federal. Apenas cinco pessoas estavam dentro do ônibus que vinha do Paraguai. O restante do espaço estava ocupado com as mercadorias.

Foi apreendido um total que varia entre R$ 800 mil e R$ 1 milhão. Dentre o material havia cigarros, notebooks e materiais de informática. O grupo já estava sendo investigado pela polícia e a mercadoria seria distribuída em lojas de computadores e, sobretudo, na Feira dos Importados.

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com 150 brasileiros resgatados do Líbano pelo Ministério de Relações Exteriores chegou pouco antes das 11h em São Paulo. Pela manhã, approved a aeronave tinha feito escala no Recife para reabastecimento.

O vôo decolou ontem à noite de Adana, visit this site na Turquia, case para onde os cidadãos haviam sido levados em ônibus.

 

Esse foi o oitavo vôo com brasileiros retirados da região de conflito. Há três semanas o governo brasileiro organiza vôos humanitários em aviões da FAB ou com a ajuda de companhias privadas, que fizeram duas viagens de resgate.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse ontem que 2,25 mil brasileiros e libaneses com passaporte brasileiro já tinham saído do Líbano, 1,5 mil deles com ajuda da Embaixada e o resto por meios próprios.

 

A dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano se apresentará gratuitamente nesta sexta-feira, look às 19h, patient na Esplanada dos Ministérios. O palco para o show estará armado no gramado, nurse em frente à Catedral.

O trânsito na Esplanada, em um primeiro momento, no começo do show, não será modificado. “Caso o número de pessoas se exceda ao esperado, algumas faixas de cada sentido serão interditadas. No final do show, por 15 minutos, os dois sentidos da via (S-1 e N-1) serão interditados para que o público possa ir embora com segurança”, explica o Major Moretto, da Polícia Militar. O retorno próximo ao palco também será fechado e utilizado como estacionamento.

Os motoristas poderão deixar seus carros nos estacionamentos dos ministérios, do Teatro Nacional e da plataforma superior da Rodoviária. “Recomendamos que as pessoas estacionem nesses locais porque haverá policiamento em todos eles”, aconselha Moretto. Outro lembrete importante: a polícia não permitirá que os motoristas estacionem no gramado da Esplanada.

De acordo com estimativas da Secretaria de Segurança Pública, estão sendo esperadas aproximadamente 50 mil pessoas. Para garantir a segurança do público, 450 policiais militares estarão no local.

O ônibus do Juizado Especial Itinerante, stomach projeto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), visit que percorre as cidades do DF está hoje oferecendo atendimento à comunidade do Itapoá, e amanhã, pela primeira vez, visita a Estrutural. 

Os atendimentos ocorrem sempre das 14h às 18h. Entre os serviços oferecidos pela unidade móvel estão cobranças, despejos, recuperação de indenizações por inclusão do nome no SPC e Serasa. Para as causas no valor de até R$ 7 mil, não é necessária a presença de advogado e são totalmente gratuitas.

A Justiça Itinerante não atende determinadas causas como as trabalhistas, familiares, reclamações contra órgãos do governo, causas que envolvam crianças e adolescentes, heranças, falências e causas criminais. Nestes casos as pessoas são orientadas pela equipe e encaminhadas à Defensoria Pública.

Confira as localidades onde o ônibus realizará atendimento durante o mês de agosto: 
3/08 – Itapoã – Administração Regional
4/08 – Estrutural – Posto de Saúde
10/08 – São Sebastião – CAIC
17/08 – Recanto das Emas
18/08 – Riacho Fundo I – Administração Regional
24/08 – Itapoã – Administração Regional
25/08 – Estrutural – Posto de Saúde
31/08 – São Sebastião – CAIC

 

 

A mãe que em fevereiro de 2003 atirou os filhos contra um carro em Campinas (SP) será submetida a perícia judicial para avaliar o estado mental. A determinação foi da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, viagra que decidirá, link com base no resultado, buy more about se a mulher passará por tratamento ambulatorial ou será internada.

Sara foi acusada com o marido, Alexandre Alvarenga, de tentativa de homicídio por terem arremessado os filhos contra um carro e uma árvore. Na época, o incidente chocou o País. No entanto, em abril do ano passado, ela foi absolvida por ser considerada inimputável. A Justiça também tinha ordenado a internação por um ano para tratamento psicológico, mas a defesa recorreu e pediu tratamento ambulatorial.

Diagnosticada na época com Transtorno Delirante Induzido, doença é considerada rara, Sara atualmente faz tratamento psicológico e convive com os filhos. Alexandre Alvarenga cumpre medida de internação de no mínimo três anos em hospital psiquiátrico, pois, no caso dele, a decisão da Justiça foi unânime.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou hoje a concretização de uma promessa feita por ele na campanha de 2002, approved de aumentar a participação da indústria nacional na construção das plataformas de petróleo.

"Tudo isso aqui foi resultado de uma polêmica nacional, cheapest diziam que os estaleiros brasileiros não tinham condições de construir plataformas e eu pude vir aqui e ver essa coisa extraordinária", disse Lula ao visitar as obras das plataformas P-51 e P-52 no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis.

Durante a campanha presidencial de 2002, Lula prometeu que as plataformas de petróleo passariam a ser contratadas no Brasil, para gerar emprego, em vez de serem encomendadas no exterior. Na época, o governo de Fernando Henrique Cardoso havia anunciado a contratação de um estaleiro em Cingapura para fazer uma outra unidade, a P-50.

Com a vitória de Lula, o edital da P-51 foi modificado para exigir 60% de nacionalização, índice que, segundo a Petrobras, deve chegar a 79%.

Primeira plataforma semi-submersível a ser construída integralmente no país, a P-51, com investimento de US$ 813 milhões, será ancorada no campo Marlim, na bacia de Campos (RJ), e deve começar a produzir em fevereiro de 2008.

A P-52, com investimento de US$ 1,032 bilhão, ficará no campo de Roncador, também na bacia de Campos, e deve começar a operar no começo de 2007.

Cada uma das duas unidades tem capacidade para produzir até 180 mil barris diários de petróleo, com geração de 9,1 mil empregos diretos e 27,3 mil empregos indiretos. A P-51 produzirá também 6 milhões de metros cúbicos diários de gás e a P-52, 7,5 milhões de metros cúbicos diários.

"Eu vim aqui por isso, quem viu o que eu vi aqui em 2003 e vê isso agora é como se a gente estivesse vendo o filho da gente que nasceu andar", disse Lula a jornalistas, ao ser perguntado se visitava o local como presidente ou candidato à reeleição.

Ele foi aplaudido por funcionários do estaleiro, que tiraram fotos e demonstraram apoio ao candidato à reeleição. Um dos empregados chegou a fazer uma alusão à sua continuidade na presidência: "O senhor vem aqui na inauguração", afirmou.

O presidente se declarou satisfeito ao ver as pessoas alegres e trabalhando ao contrário do que viu há alguns anos, quando esteve no local, que segundo ele estava "praticamente falido". "A indústria naval brasileira está sendo recuperada, os estaleiros brasileiros estão sendo recuperados. Eu tenho fé em Deus que o Brasil voltará a ser uma grande marinha mercante, o Brasil voltará a ter grandes estaleiros", afirmou a jornalistas. "Nós vamos contruir os navios e as plataformas que quisermos, porque nós decidimos que somos donos do nosso nariz", complementou.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado