Menu
Política & Poder

Lira e Pacheco cercam Pazuello, que tem 24 horas para responder

Presidentes de Senado e Câmara fazem cinco perguntas sobre o cronograma e sobre a compra de IFA para a produção de vacinas

Redação Jornal de Brasília

09/03/2021 11h41

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, recebeu nesta terça-feira (9) um ofício dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O documento questiona Pazuello sobre o cronograma de vacinação contra a covid-19.

No ofício, Lira e Pacheco fazem cinco perguntas sobre o cronograma e sobre a compra de insumo farmacêutico ativo (IFA) para a produção de vacinas. Os presidentes querem saber, por exemplo, se há planejamento para comprar o produto.

Pazuello tem 24 horas para responder ao ofício para que Câmara e Senado tomem providências cabíveis no âmbito do combate à pandemia.

Pazuello em mais miras

A Procuradoria-Geral da República (PGR) já havia aberto investigação na semana passada para saber se o ministro da Saúde cometeu falsidade ideológica e fraude. Pazuello é investigado sobre o colapso vivido por Manaus no último mês, quando faltou respiradores para vítimas de covid-19.

Pazuello já é alvo de um inquérito aberto pelo Supremo (STF) a pedido da PGR que investiga a responsabilidade do general do Exército no agravamento da crise sanitária no Amazonas e no desabastecimento de oxigênio em unidades de saúde do estado.

Em dezembro do ano passado, atendendo a determinação do ministro Ricardo Lewandowski nos autos de duas ações que tramitam na Corte, o Ministério da Saúde, por intermédio da AGU (Advocacia-Geral da União), apresentou informações sobre o PNI (Programa Nacional de Imunização).

Além de uma nota técnica, a pasta comandada por Pazuello anexou um documento contendo os detalhes do plano do governo federal para disponibilizar as vacinas, incluindo uma lista de cientistas supostamente responsáveis pela elaboração do plano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado