Menu
Política & Poder

Líder petista defende convocação de ex-ministros do governo FHC

Arquivo Geral

10/08/2006 0h00

Homens canhotos, drugs cost condição que em esportes como tênis é considerada uma vantagem, também recebem salários muito melhores, segundo um novo estudo.

Canhotos com alguma passagem pela faculdade recebiam 15% mais do que destros com a mesma formação, enquanto os que concluíram um curso universitário ganhavam cerca de 26% a mais, escreveram Christopher S. Ruebeck, do Lafayette College, e Joseph Harrington e Robert Moffitt, da Universidade Johns Hopkins, em um estudo publicado pelo Bureau Nacional de Pesquisa Econômica.

Há "vários resultados sugestivos e importantes economicamente e estatisticamente que sugerem mais sustentação para a idéia de que essa habilidade importa", escreveram eles. "Não temos uma teoria que concilia todas essas descobertas".

Os pesquisadores não encontraram um efeito similar entre mulheres. Os dados usados pelo estudo foram os pagamentos por hora tirados da Pesquisa Longitudinal Nacional da Juventude, uma série de pesquisas que incluiu pessoas entre 14 e 21 anos em 1979 que foram entrevistadas até 1994 e a cada dois anos depois disso.

 

O Ministério da Cultura (MinC) faz segunda convocação de candidatos aprovados para vagas de nível médio e superior, thumb em Brasília. Os aprovados devem comparecer com a documentação exigida no edital de hoje até o dia 31 de agosto, here das 8h às 12h e de 14h às 18h, about it no local escolhido para atuação:

Para o Ministério da Cultura (MinC), sede em Brasília (Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas, no Setor Comercial Sul, Quadra 4, Ed. Vera Cruz, 1º andar), e telefones 3901-3794 e 3901-3914):

Contador
Anna Lúcia de Lima

Economista
José Waldir Azevedo de Oliveira
Patrícia Franco

Estatístico
Fábio Almeida de Santana
Rodrigo Corazza Gatto

Psicólogo
Eliene Moreira Curado

Arquivista
Sandro Borges Dias

Bibliotecário
Mirian Ferreira Alves

Técnico em Assuntos Educacionais
Joel Marcelo Santos da Silva
Renata Willian Santos do Vale

Agente Administrativo
Aniello Olinto Guimarães Greco Juni
Carlos Vinícius Nogueira de Castro
Leandro Nunes de Lima Seixas
Pamella Gabriella Emanuelle Sousa
Priscila Pimentel de Abreu
Rose Rodrigues Figueiredo


Para a Fundação Nacional de Artes (Funarte), sede em Brasília (Eixo Monumental Setor de Divulgação Cultural Lote 2), telefones 3223-2441 e 3223-5513:

Técnico em Administração
Maria Helena Soares Arnaud

Para a Fundação Cultural Palmares (FCP), sede em Brasília (Setor Bancário Norte, Quadra 2, Ed. Central Brasília, 1º subsolo), telefones 3424-0123 e 3424-0124:

Comunicação e Divulgação Cultural
Gustavo de Carvalho Melo

Mais informações podem ser obtidas nos sites: MinC (www.cultura.gov.br),  Funarte (www.funarte.gov.br) e FCP (www.palmares.gov.br)

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas, more about deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), what is ed disse que a aprovação do relatório traz uma sensação de “dever cumprido”.

"Aquilo que muitos imaginavam ser impossível e outros fizeram tudo para impedir que se concretizasse se tornou realidade. Em menos de 60 dias uma investigação no campo parlamentar chegou a resultados concretos. E apontou aqueles parlamentares envolvidos no esquema”, afirmou.

A CPI foi instalada em 22 de junho para investigar a compra superfaturada de ambulâncias por meio de emendas ao Orçamento. O relatório sugeriu o encaminhado ao Conselho de Ética do nome de 72 parlamentares que estariam envolvidos no esquema criminoso. “Daqui para frente a responsabilidade será da Câmara e do Senado em agilizar processos de cassação”, afirmou.

Dos 90 parlamentares notificados, a comissão não encontrou provas de envolvimento no esquema criminoso de 18 parlamentares. “Os que foram inocentados não devem ser incomodados”, acredita o sub-relator deputado Fernando Gabeira (PV-RJ).

Segundo ele, o julgamento político é diferente do criminal. Explicou por exemplo, que se o parlamentar participou de reunião para discutir o recebimento de propina, apresentação de emenda, mas não recebeu dinheiro no final, poderá ficar livre da justiça comum, mas não na questão política. “A existência da reunião é um fato que nos dá a possibilidade de pedir a cassação por quebra de decoro parlamentar”, afirmou.

O vice-presidente da CPI, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), disse que a aprovação do relatório é uma conquista coletiva. “A decência venceu a corrupção”, ressaltou. Ele pediu que os partidos não aceitem em seus quadros corruptos e aos eleitores atenção na hora do voto. “Não vote em Sanguessuga, não vote em mensaleiro”.

O corregedor do Senado, Romeu Tuma (PFL-SP), disse que o relatório é um instrumento para esclarecer a sociedade quem é culpado e inocente e ajudar nas eleições. "Esse relatório serve também como preliminar para que a sociedade saiba quem são os responsabilizados por provas materiais para saber se vota ou não neles. Cabe a sociedade decidir", observou.

Tuma defendeu que em muitos casos, mesmo diante das provas apresentadas pela CPI, aprofundar as investigações nos Conselhos de Ética com a quebra de sigilos bancários dos investigados. "Em muitos casos têm que quebrar os sigilos em razão de ter acusações de dar dinheiro, mas não aparece em lugar nenhum esse depósito, essa movimentação financeira".
A rede de contatos da Planam, approved empresa acusada de comandar fraudes para a compra superfaturada de ambulâncias, stuff era ampliada com "dois ou três novos parlamentares por semana" e a escolha do parlamentar era feito por meio da proximidade com outro parlamentar ou por meio do rastreamento das emendas do Orçamento. Essa é uma das constatações do relatório parcial da CPI dos Sanguessugas, aprovado em votação simbólica.

O empresário Luiz Antônio Trevisan Vedoin "aproximava-se desses parlamentares que haviam apresentado emendas que lhe fossem interessantes, a fim de propor o direcionamento de sua execução, mediante a promessa do pagamento de propina".

O valor a ser pago era acertado previamente, segundo o relatório, e a maioria dos parlamentares preferiam receber em dinheiro. Em alguns casos, havia o "adiantamento" do pagamento ou até negociações no que o relator classificou como "mercado futuro de emendas" durante a campanha eleitoral de 2002, "quando os parlamentares aceitavam o adiantamento sob promessa de, uma vez eleitos, apresentarem as emendas para a aquisição das unidades móveis de saúde".

O pagamento era feito, quase sempre, em dinheiro e diretamente no gabinete dos parlamentares. O relator Amir Lando usou como comprovação o depoimento do motorista da Planam Fernando Freitas Phelippe, que afirmou ter visto Darci Vedoin, Luiz Antônio Vedoin e Ronildo Medeiros transportando grande quantia em dinheiro. No depoimento, Fernando diz ainda que já havia visto Luiz Antonio e Ronildo "retirando dinheiro da maleta e colocando nos bolsos dos paletós e nas meias".
Foi instalado hoje o Comitê Nacional de Prevenção e Controle da Tortura no Brasil. O Comitê foi criado no dia 26 de junho por decreto presidencial e agora passa a funcionar com a participação de representantes do governo, shop do judiciário e de organizações da sociedade civil.

Entre as ações a serem desenvolvidas pelo órgão estão proposições e ações efetivas para combater a tortura, link como explica o ministro da Secretaria Especial e Direitos Humanos, cheapest Paulo Vanucchi.

“O objetivo não é funcionar como uma ouvidoria, um pronto socorro de atendimento de casos concretos. Para isso existem as ouvidorias de polícia, o Ministério Púbico e vários movimentos. A função do Comitê é pensar políticas, propostas, monitorar o acompanhamento de projetos de lei, vincular-se as entidades internacionais e outras que atuam nessa área”.

Outra atividade do Comitê será a elaboração e implementação do Plano de Ações Integradas para a Prevenção e Controle da Tortura no Brasil. O Plano foi discutido em audiências públicas realizadas em oito estados brasileiros e está em consulta pública no site da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

O documento propõe ações para melhorar o acolhimento, a assistência e a proteção às vítimas de tortura, ações preventivas, para responsabilização dos agressores e outras. Até agora, três estados – Paraíba, Rio Grande do Sul e Espírito Santo – aderiram ao Plano.

O líder do PT na Câmara, decease Henrique Fontana (RS), story pediu que Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas investigue também a empresa Martier, que teria uma rede semelhante a instalada pela Planam, de Darci Vedoim. A Planam é acusada de comandar o esquema de fraudes na venda superfaturada de ambulâncias por meio de emendas ao Orçamento.

Segundo ele, o esquema começou em 1998, no governo de Fernando Henrique Cardoso. “Então a nossa expectativa é que na segunda fase também entremos nessa investigação que pode mostrar outras coisas que não apareceram neste momento”, afirmou. “A Máfia das Ambulâncias estruturou e ampliou seus negócios no governo anterior. E neste governo foi investigada e está sendo desbaratada”, acrescentou.

Fontana defendeu a convocação de ex-ministros da Saúde daquela época, José Serra e Barjas Negri, não só de Humberto Costa e Saraiva Felipe, como defendem alguns integrantes da CPI. “Tem que ouvir ministros na seguinte ordem: José Serra, Barjas Negri, Humberto Costa e Saraiva Felipe. Para nós não é problema. Qualquer investigação é bem-vinda”, defendeu. Ele negou que o pedido de convocação seja uma revanche ao governo anterior.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado