Menu
Política & Poder

Juiz põe no banco dos réus homem que ameaçou Zanin no banheiro de aeroporto

Basseto Júnior encontrou Zanin no banheiro do aeroporto e chamou o advogado de ‘vagabundo’, ‘safado’, ‘bandido’ e ‘corrupto’

Redação Jornal de Brasília

28/07/2023 16h23

Luiz Carlos Basseto chamou Cristiano Zanin de corrupto e bandido. Foto: Reprodução

O juiz Tarcísio de Moraes Souza, da 6ª Vara Criminal de Brasília, decidiu colocar o empresário Luiz Carlos Basseto Júnior no banco dos réus por suposta ameaça e incitação ao crime contra o advogado Cristiano Zanin, que está prestes a assumir a cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal.

No centro do processo está episódio ocorrido no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, no dia 11 de janeiro, quando Zanin ainda representava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Justiça.

Basseto Júnior encontrou Zanin no banheiro do aeroporto quando este escovava os dentes. Então chamou o advogado de ‘vagabundo’, ‘safado’, ‘bandido’ e ‘corrupto’. “Vontade de meter a mão na orelha de um cara desse”, afirma. Zanin não reagiu.

Em despacho assinado nesta quinta-feira, 27, o magistrado entendeu que estão presentes ‘indícios de autoria e materialidade’ dos crimes imputados pelo Ministério Público do DF a Basseto Júnior.

Ele tem dez dias para se manifestar sobre as imputações feitas pela Promotoria. O empresário ainda é alvo de uma queixa-crime apresentada por Zanin por supostos crimes contra a honra.

Como mostrou o Estadão, o MP do Distrito Federal entendeu que o empresário ‘ameaçou a vítima Cristiano Zanin Martins de causar-lhe mal injusto e grave, uma vez que lhe disse diretamente ‘Vontade de meter a mão na orelha de um cara desse’

Além disso, na avaliação da Promotoria, Basseto Júnior incitou, publicamente, a prática de crime, ao dizer que a vítima ‘Tinha que tomar um pau de todo mundo que tá andando na rua”.

Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado