Menu
Política & Poder

Investigação sobre venda de sentenças volta para o STJ

O ministro entende que não há indícios de ligação das condutas ilícitas com autoridades que têm foro privilegiado no STF

Redação Jornal de Brasília

09/07/2025 22h02

stj 1908200977 0

Foto: Agência Brasil

São Paulo, 09 – O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), devolveu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) os autos da investigação sobre esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT). O ministro entende que não há indícios de ligação das condutas ilícitas com autoridades que têm foro privilegiado no STF.

Zanin é relator da Operação Sisamnes – juiz corrupto, segundo a mitologia persa -, que investiga venda de sentenças e vazamentos de dados nos tribunais de Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O esquema teria alcançado até gabinetes de ministros do STJ.

Em Mato Grosso, a Polícia Federal apura suposta influência de lobistas nas decisões tomadas pelos desembargadores Sebastião Moraes Filho e João Ferreira Filho. Eles negam irregularidades.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado