Menu
Política & Poder

IBGE vai à PF e à AGU contra fake news sobre pesquisa de saúde

Órgão repudia versão falsa sobre a Pesquisa Nacional de Saúde e afirma que materiais coletados serão usados apenas em pesquisa.

Redação Jornal de Brasília

14/09/2026 18h58

Roberto Figueiredo Guimarães Diretor da ABDIB e ex-Secretário do Tesouro Nacional

Foto: Agência Brasília

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta segunda-feira (14) que acionará a Polícia Federal e a Advocacia-Geral da União (AGU) para investigar a divulgação de fake news sobre a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2026).

Segundo o órgão, circula nas redes sociais a falsa informação de que a coleta serviria para montar um “banco de DNA estatal”, versão que o IBGE repudia. Em nota, o instituto afirmou que a pesquisa faz coleta de sangue e urina exclusivamente para fins de pesquisa e que os materiais serão descartados ao final.

O IBGE disse ainda que a desinformação espalhada nos últimos dias impacta a operação de coleta em todo o país e que, por isso, os responsáveis precisam ser identificados. A pesquisa é realizada em parceria com o Ministério da Saúde e busca contribuir para o planejamento de ações de prevenção, serviços e campanhas de vacinação, além da promoção de alimentação saudável.

Esta é a terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde. O levantamento começou em julho e pretende visitar 140 mil domicílios para coletar informações sobre hábitos de vida e acesso a serviços de saúde. Até o fim de novembro, os agentes também irão medir peso, aferir a pressão arterial e conferir a altura de alguns entrevistados.

A coleta de sangue e de urina, feita por profissionais qualificados, vai abranger de 15 mil a 20 mil pessoas com 35 anos ou mais. O IBGE informou que o material biológico é utilizado para produzir indicadores de saúde, como níveis de glicose, colesterol e creatinina na população.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado