Menu
Política & Poder

Ibaneis projeta sessão extraordinária na CLDF para a próxima quinta

Arquivo Geral

16/01/2019 22h04

Raphael Ribeiro/ Especial para o Jornal de Brasília

Eric Zambon e Rafaella Panceri
redacao@grupojbr.com

O governador Ibaneis (MDB) subiu o tom da cobrança à sua base aliada para que a Câmara Legislativa do DF, atualmente em recesso, convoque sessão extraordinária. O chefe do Executivo detalhou os projetos que deseja votar em caráter emergencial, em especial relacionados à Saúde, e lavou as mãos quanto ao sucesso da iniciativa. “Se eles não entenderem que há urgência, não significa qualquer tipo de derrota, estou cumprindo a minha gestão e encaminhando para análise”, disse.

Na noite de ontem, ele reuniu nove parlamentares da sua rede de apoio no Palácio do Buriti e alguns secretários para amarrar a questão. Ibaneis deixou o encontro otimista e contando com a convocação da CLDF até a próxima quinta-feira (24). Pelos cálculos dele, até esta data os deputados que estão em viagem já terão voltado e a situação contará com quórum de até 19 distritais para abrir a sessão.

Questionado se as reformas estruturais no plenário da Câmara não poderiam atrapalhar o movimento, o governador foi incisivo. “Eu acredito que não é problema, quando tem que fazer pode ser em qualquer lugar, pode até criar uma Câmara itinerante, fazer na praça com o povo. O problema é de convencimento. Eles têm de entender a responsabilidade dos mandatos que receberam e tem que ser nesse momento“, disparou.

Ele sustentou que muitas vidas podem ser salvas caso dia 5 de fevereiro, quando a CLDF volta do recesso, as delegacias já estejam reabertas e novos leitos de hospitais funcionando. Segundo Ibaneis, a aprovação do projeto que aumenta gratificação por serviço voluntário dos policias civis é um dos caminhos para alcançar isso.

O mesmo vale para Saúde. O governo espera que a expansão do modelo do Instituto Hospital de Base permita a reabertura de leitos e abastecimento de insumos.

GDF garante: assumirá o Centrad

O governador Ibaneis Rocha (MDB) garantiu que assumirá a posse do prédio do Centro Administrativo (Centrad) com ou sem negociação com as empresas responsáveis pela construção — Via Engenharia e Odebrecht. O prazo para tratativas com consórcio é o fim do mês de março. O caso, repleto de polêmicas e acusações de corrupção, bloqueia R$ 3,2 bilhões em empréstimos na Caixa Econômica Federal (CEF) atualmente, devido à inadimplência.

“Espero que seja pela via negociável. O prédio é do DF, construído em cima de um terreno nosso. Vou assumir de um jeito ou de outro”, disparou o governador. “Se a empresa quiser fazer de maneira negociada, faremos. Caso contrário, assumiremos e vamos discutir todos os valores na Justiça”, indicou.

O Governo do DF estuda quais são os contratos de prestação de serviço que já venceram e as obras que precisam ser feitas para concluir a estrutura e ocupá-la.

Na manhã de ontem, Ibaneis se encontrou com o presidente da CEF, Pedro Duarte Guimarães, para tratar do problema. “Já que não podemos [o GDF] receber das empresas, muitas delas envolvidas na Lava Jato, estamos resolvendo junto aos órgãos de governo”, explicou. “Muitas obras de estrutura estão paradas”, relacionou.

O empreendimento já movimentou mais de R$ 1 bilhão sem ser utilizado e foi a primeira e única Parceria Público-Privada (PPP) do DF a sair do papel.

Pressa para as medidas

O governador Ibaneis Rocha (MDB) se reuniu ontem com o Ministro-Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para acelerar a aprovação de medidas provisórias que afetam o Distrito Federal e demonstrar apoio à aprovação da Reforma da Previdência. Ele reivindica que o Governo Federal aprove a medida que tira da União a responsabilidade sobre a Junta Comercial do DF e outra, que cria a Região Metropolitana. Ambas foram encaminhadas ao Congresso Nacional pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) e dependem de apreciação da Casa.

Na reunião, realizada no Palácio do Planalto, Ibaneis pediu ao ministro que exponha o projeto da reforma da Previdência aos governadores do País no próximo fórum dedicado aos mesmos. O evento deve ocorrer no próximo dia 20 de fevereiro, sem local confirmado.

Segundo o governador, a reforma é necessária para o desenvolvimento econômico do Brasil. “Estamos vivendo um aperto fiscal. É hora de virar a chave para que o País funcione novamente. Se bem explicadas para os governos e para a população, temos condições de aprovar as reformas da Previdência e Tributária no menor tempo possível”, sinalizou.

Saiba Mais

Ibaneis Rocha (MDB) comentou o decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), que facilita a posse de armas.“Tenho armas em casa, tudo regularizado, desde a legislação anterior. Me dão proteção e intimidam os bandidos”, expôs.

A medida trará segurança para as famílias com condições de comprar armas e se habilitar, segundo Ibaneis. O governador, porém, garantiu que o GDF está dedicado a melhorar a segurança pública do DF como um todo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado