A Pesquisa Datafolha para o governo do Distrito Federal divulgada nesta quinta-feira (4) mostrou que o candidato ao governo Ibaneis Rocha (MDB) está com 32% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece a candidata Eliana Pedrosa (Pros) com 14%. O atual governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), aparece na terceira posição com 11%.
Na sequência aparecem Rogério Rosso (PSD) com 10%; Alberto Fraga (DEM) com 7%; Fátima Sousa (PSOL) com 5% e General Paulo Chagas (PRP) com 4%.
Alexandre Guerra (Novo) e Miragaya (PT) somam 3% cada. Guillen (PSTU) e Renan Rosa (PCO) aparecem com 0%. Votos brancos/nulos somam 6%. E não sabem pontuam 4%.
O levantamento, feito em 3 e 4 de outubro, foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O nível de confiança utilizado na pesquisa é de 95%. Foi o quinto levantamento do Datafolha, realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.
Assim como na Pesquisa Datafolha o levantamento Ibope divulgado na noite anterior e, publicado pelo Jornal de Brasília, também apresentou Ibaneis na liderança, Eliana em segundo e Rollemberg em terceiro lugar.
Votos válidos
Considerando apenas os votos válidos, onde são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, o resultado da pesquisa Datafolha foi o seguinte:
Ibaneis (MDB): 35%
Eliana Pedrosa (Pros): 16%
Rodrigo Rollemberg (PSB): 13%
Rogério Rosso (PSD): 11%
Alberto Fraga (DEM): 8%
Fátima Sousa (PSOL): 5%
General Paulo Chagas (PRP): 4%
Alexandre Guerra (Novo): 3%
Miragaya (PT): 3%
Guillen (PSTU): 0%
Renan Rosa (PCO): 0%
Segundo turno no DF
O levantamento também fez uma simulação para o segundo turno no DF. Foram testados cenários entre o líder isolado, Ibaneis, e os três candidatos que aparecem tecnicamente empatados em 2º lugar. Para este cenário, os resultados foram os seguintes:
Ibaneis 57% x 27% Eliana (branco/nulo: 14%; não sabe: 2%)
Ibaneis 61% x 23% Rollemberg (branco/nulo: 14%; não sabe: 2%)
Ibaneis 63% x 20% Rosso (branco/nulo: 15%; não sabe: 2%)
Rejeição
A pesquisa também mediu a taxa de rejeição dos candidatos. Nesse item, o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de forma alguma.
Para esta questão, Rodrigo Rollemberg (PSB) assume a liderança com 49% do índice de rejeição. Na sequencia aparecem:
Alberto Fraga (DEM): 42%
Eliana Pedrosa (Pros): 37%
Miragaya (PT): 28%
Rogério Rosso (PSD): 23%
Fátima Sousa (PSOL): 19%
General Paulo Chagas (PRP): 17%
Ibaneis (MDB): 17%
Guillen (PSTU): 15%
Renan Rosa (PCO): 15%
Alexandre Guerra (Novo): 14%
Poderia votar em todos (espontânea): 2%
Rejeita todos: 3%
Não sabe: 4%