Menu
Política & Poder

Hugo Motta elogia aprovação de PL antifacções e anuncia votação de PEC da Segurança

O presidente da Câmara destacou o endurecimento no combate ao crime organizado e a futura votação de proposta que integra ações de segurança pública entre União e estados.

Redação Jornal de Brasília

25/02/2026 5h55

hugo motta

Bruno Spada / Agência Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), elogiou a aprovação do projeto de lei antifacções (PL 5582/25), que considera a medida mais dura de enfrentamento ao crime organizado no país. O texto foi aprovado pelo Plenário da Câmara e segue para sanção presidencial.

Motta anunciou que a votação da Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública (PEC 18/25) está prevista para o próximo dia 4 de março, em sessão de Plenário. A PEC cria o Sistema Único de Segurança Pública, com o objetivo de integrar as atuações da União e dos estados no combate ao crime organizado.

O presidente da Câmara destacou o apoio ao projeto antifacções por parte de todos os secretários de Segurança Pública do país, além de associações de procuradores de Justiça e delegados. Ele também mencionou a escolha do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) como relator, devido ao histórico do parlamentar no enfrentamento ao crime organizado.

Motta enfatizou a cobrança da sociedade para uma postura firme contra o crime organizado, que se estruturou ao longo dos anos, enquanto o Estado precisa se organizar adequadamente para o confronto necessário.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado