A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a sua frente uma “montanha a ser escalada” até conseguir convencer o Irã de renunciar a suas atividades de enriquecimento de urânio.
Em declarações em entrevista coletiva conjunta com o ministro de Exteriores britânico, William Hague, Hillary disse que “os brasileiros ainda têm esperanças de que, devido à visita do presidente Lula, os iranianos aceitarem reunir-se com os negociadores” e as propostas internacionais.
Lula, que se reuniu hoje em Moscou com o presidente russo, Dmitri Medvedev, irá para Teerã no fim de semana, para tentar persuadir as autoridades iranianas para que aceitem a proposta de enviar seu urânio ao exterior para ser enriquecido em um terceiro país. Até o momento o Irã não quis aceitar a proposta.
Tanto Brasil quanto Turquia se opõem à imposição de novas sanções contra o Irã, apesar das negociações desenvolvidas neste sentido em Nova York entre os membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (Reino Unido, EUA, Rússia, França e China), mais a Alemanha.
Segundo Hillary, nas conversas de hoje em Moscou, Medvedev “disse a Lula que, no contexto de sua visita, não tinha mais de um terço de chances” de persuadir Teerã.
“A reunião entre o presidente Lula e o presidente Medvedev em Moscou hoje ilustra a montanha que os brasileiros terão que escalar”, ressaltou a secretária de Estado.
Hillary disse acreditar “que não obteremos nenhuma resposta séria dos iranianos até que o Conselho de Segurança adote medidas”.