O governo federal lançou, nesta terça-feira (19), um kit com orientações sobre privacidade e segurança da informação para ajudar na identificação de mensagens falsas, links suspeitos, tentativas de fraude e roubo de senhas.
A iniciativa é do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e reúne gibi, vídeos e sete novas publicações, entre normas, guias e políticas. Todo o material está disponível na página do Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI).
Segundo a pasta, a proposta é aproximar o tema da segurança da informação do dia a dia da população, especialmente de pessoas que acessam serviços públicos pela internet, usam aplicativos de mensagem e podem ser alvo de golpes digitais.
Entre os destaques está a revista em quadrinhos Phishing e Golpes Cibernéticos, primeiro gibi lançado pela Secretaria de Governo Digital (SGD) sobre o tema. A publicação mostra como criminosos atuam para roubar dados de cidadãos por meio de mensagens falsas, links suspeitos e tentativas de fraude, além de trazer orientações práticas sobre como identificar riscos e se proteger no ambiente digital.
Além dos materiais voltados ao público em geral, o MGI também disponibilizou novas publicações destinadas a gestores e servidores públicos que atuam no Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp). O ministério informou ainda que deverá lançar outros dez gibis voltados à educação digital.