Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Política & Poder

Governador do CE anuncia que teve celular hackeado

Camilo Santana disse que os invasores enviaram mensagens no nome dele aos contatos salvos na agenda tentando aplicar golpe financeiro

Por Willian Matos 04/08/2021 8h25
Foto: SVM

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), disse nesta quarta-feira (4) que foi vítima de hackers e que criminosos estão tentando aplicar golpe financeiro em contatos salvos na agenda.

“Informo que tive meu celular invadido por hackers, que roubaram dados da agenda de contatos e passaram a enviar mensagens em meu nome tentando aplicar golpe financeiro”, anunciou Camilo. “A polícia foi acionada de imediato e iniciou investigação para chegar aos criminosos”, prosseguiu.

Vários estados e o Distrito Federal já registraram golpes deste tipo. O governador não anunciou se foi vítima deste mesmo caso, mas, geralmente, os criminosos enganam as vítimas pedindo que elas enviem um código de acesso. Quando a pessoa envia, os invasores têm acesso aos dispositivos e/ou redes sociais delas.

Com o acesso a aplicativos como o WhatsApp, por exemplo, os criminosos passam a procurar contatos na agenda da vítima, escolhem um número salvo para entrar em contato e dão início à segunda parte do golpe. Nesta etapa, os invasores fingem ser a pessoa que teve o celular invadido e pedem dinheiro para alguma situação. Veja o exemplo abaixo:

 

 

Foto: Reprodução

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Você pode gostar