Menu
Política & Poder

Gerente da Pfizer diz que governo Bolsonaro cogitava alterar legislação para comprar vacina desde novembro

“Isso [necessidade de alteração legislativa] foi conversado no mês de novembro, dezembro, de 2020”, disse Murillo, em depoimento à CPI

Redação Jornal de Brasília

13/05/2021 15h43

CPI da Covid

Foto Edilson Rodrigues/Agência Senado

Constança Rezende, Julia Chaib e Renato Machado
Brasília, DF

O gerente-geral da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, afirmou nesta quinta-feira (13) que a necessidade de alterar a legislação brasileira para adquirir a vacina da empresa já era tema de discussão entre as partes desde novembro de 2020.

“Isso [necessidade de alteração legislativa] foi conversado no mês de novembro, dezembro, de 2020”, disse Murillo, em depoimento à CPI da Covid. “O que posso dizer é que a partir de novembro, dezembro, a gente [governo e Pfizer] discutiu a possibilidade de essa autorização legislativa.”

A venda da vacina para o Brasil só foi efetivada em março deste ano, após aprovação de projeto de lei de iniciativa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O governo Jair Bolsonaro sempre apontou que as cláusulas impostas pela Pfizer impediam a compra da vacina, por se chocar com as leis brasileiras.

“Desde novembro, autoridades do governo já cogitavam que tinha sim que ter uma iniciativa legislativa. Mas o governo brasileiro não apresentou. Poderia editar medida provisória, com efeito de lei, mas não o fez”, afirmou o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Randolfe então apresentou documentos que indicavam uma falta de iniciativa do governo para resolver a questão legislativa pendente.

Um dos documentos é uma minuta de medida provisória que já previa essa alteração, para que os gestores fossem autorizados a assumirem as cláusulas impostas, em especial os dispositivos que tratavam da imunidade de responsabilização da empresa por eventuais efeitos colaterais.

A minuta teria recebido pareceres favoráveis internamente da Controladoria Geral da União e da Advocacia-Geral da União. No entanto, o dispositivo acabou retirado da medida provisória que efetivamente tramitou no Congresso.
A questão só foi então resolvida após iniciativa de Pacheco, que elaborou um projeto de lei.

“Quantas vidas poderiam ter sido salvas?”, questionou Randolfe.

As informações são da FolhaPress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado