O secretário de Controle Interno da Casa Civil, more about José Aparecido Nunes Pires, story pode se afastar do cargo nos próximos dias. Hoje, pill o funcionário não foi trabalhar e sua sala permaneceu trancada.
A opção de se afastar do cargo depende, no momento, apenas do funcionário. José Aparecido poderá pedir afastamento temporário, licença ou férias, e permanecer ligado à Casa Civil. As assessorias de imprensa da Casa Civil e do Palácio do Planalto esperam a conclusão das investigações da Polícia Federal para se pronunciar sobre o caso.
José Aparecido ingressou no serviço público pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e foi transferido para a Secretaria de Controle Interno da Casa Civil a pedido do ex-ministro da Casa, José Dirceu. José Aparecido foi mantido no cargo durante a atual gestão da ministra Dilma Rousseff.
O conteúdo dos e-mails trocados entre o secretário de controle interno e o assessor de imprensa do senador Álvaro Dias (PSDB), André Eduardo da Silva Fernandes, que relatam informações sobre os gastos do governo durante o mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foram divulgado ontem a noite pelo Jornal Nacional. Os e-mails, que haviam sido excluídos de um dos nove computadores da Casa Civil examinados pelo Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), da Casa Civil, foram recuperados pela equipe de perícia através da análise dos discos rígidos.
As investigações da Polícia Federal sobre o vazamento de informações sigilosas a respeito de gastos do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso têm prazo de 60 dias para apresentar novas informações, e a investigação interna promovida pela Casa Civil deve durar até o dia 26 de maio.