Menu
Política & Poder

Executiva tem vida arrasada após doação de empresa ao PT

Sandra Beatriz Tumelero nunca deu entrevista. Somente uma década e meia depois do imbróglio, resolveu falar com um veículo de comunicação

Ary Filgueira

09/09/2021 16h38

Em 2007, a Polícia Federal deflagrou a Operação Persona, que visava desbaratar um esquema de empresas-laranjas usadas para a realização de uma doação de 500 mil reais ao Partido dos Trabalhadores (PT) em troca de favorecimento em licitação de prestação de serviços de tecnologia a bancos públicos. Um dos alvos da ação era a norte-americana Cisco, gigante do setor de telecomunicações, que fornece tecnologia para a Caixa e Banco do Brasil por meio de empresa terceirizada.

A ação resultou em prisão de alguns executivos e o afastamento de outros. É o caso de da gerente de contas Sandra Beatriz Tumelero. Acusada de intermediar a propina, Sandra nunca deu entrevista para a imprensa. Somente uma década e meia depois da operação resolveu falar com um veículo de comunicação.

Sandra reafirma ao Jornal de Brasília sua inocência e traz um fato jamais revelado: “Um pessoa do PT me procurou porque sabia que em Brasília eu era responsável por BB (Banco do Brasil) e Caixa (Econômica Federal). Um tal de Paulo Ferreira queria saber se a Cisco tinha interesse em fazer doação. Expliquei para ele que a minha atuação não tinha nada a ver com isso. Mas que passaria adiante. Eu levei imediatamente isso para o meu chefe, que levou para o pai dele. Este, por sua vez, sinalizou que tinha interesse”, detalhou Sandra.

Paulo Ferreira foi tesoureiro do Partido dos Trabalhadores. Ele chegou a ser preso na Operação Abismo, 31º desdobramento da Lava Jato, que investigava propinas em obras do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes). Em depoimento ao então juiz Sérgio Moro, confessou que o PT tinha recursos não contabilizados, ou seja, caixa dois. “Negar informalidades nos processos eleitorais brasileiros de todos os partidos é negar o óbvio”, admitiu o tesoureiro, que acabou inocentado das acusações pelo Tribunal Regional Federal (TRF-4) no ano passado.

Mas Sandra não. Pelo menos, no tribunal das ruas. Sem julgamento, sem chance de defesa , mesmo não tendo sido condenada ou indiciada, colegas e até parentes a tratam como criminosa. A executiva da Cisco, que contava na época com vencimentos que ultrapassavam a casa dos R$ 30 mil mensais, vive uma vida de reclusão. “Minha vida virou do avesso depois dessas denúncias. Eu saía muito pouco na rua. Numa ocasião, um ex-colega de trabalho lamentou a minha prisão: ‘Poxa, Sandra, fiquei sabendo que você foi presa´. Disse ele. Eu nunca fui presa. Eu respondi. Ele insistiu: ‘Tudo bem. Fica só entre a gente’. Eu deixei para lá então”, recorda ela. Em outro episódio, ela conta que até um parente seu acreditou na história da prisão. “Eu nunca mais foi a Getúlio Vargas (RS) porque um tio meu, irmão do meu pai, disse que saiu na rádio que eu tinha sido presa. Nunca mais voltei lá. Costumava a ir todos os anos. Agora não posso mais”, lamenta.

Apesar de nunca ter sequer prestado depoimento à Polícia Federal ou ao Ministério Público Federal (e muito menos indiciada), Sandra teve seu nome envolvido no esquema por causa de uma interceptação telefônica autorizada pela justiça. Sandra e Carlos Carnevali Júnior falavam das doações. Carnevali Junior é filho de Carlos Carnevali, que foi preso durante a Operação Persona. “Eu me afastei dessa história depois que passei o recado de Paulo Ferreira para meu chefe”, afirma a ex-funcionária. “Tenho vergonha de sair na rua e encontrar conhecido”, emenda.

Numa reportagem concedida ao CIO FRON IDG (site especializado em gestão, estratégias e negócios em TI para líderes corporativos), a Cisco admitiu ter afastado Sandra e Carnevali Júnior. A publicação trazia a informação de que “a doação de 500 mil reais ao Partido dos Trabalhadores (PT) foi em troca do favorecimento a uma cliente da Cisco em uma licitação pública (a Damovo) promovida pela Caixa Econômica Federal. a Caixa Econômica Federal alterou o edital de leilão eletrônico para que empresa que distribui produtos da Cisco, a Damovo, vencesse a disputa. O contrato da Caixa é de R$ 9 milhões”.

Segundo Sandra, a exposição ao nome dela por parte da empresa se deu pela recusa da ex-funcionária de aceitar um acordo. “A Cisco me chamou para conversar em São Paulo. Tinham umas 20 pessoas na sala. A reunião foi registrada por um sistema de gravação. Eles tentaram botar palavras na minha boca. Me forçaram a colocar uma frase que não é minha. Queriam que eu declarasse algo que não tinha nada a ver com meu trabalho”, afirmou ela. Queriam que eu disse que eu que tinha forçado a Cisco a fazer doação para o PT. Eu não tinha esse poder”, concluiu.

A partir daquele encontro, Sandra resolveu pedir seu desligamento da empresa. Segundo ela, a empresa fez uma nova investida. “Me propuseram que eu retirasse a ação e ficasse seis meses fora da empresa e seria contratada de novo. Eu não aceitei. Depois uma pessoa de São Paulo me procurou oferecendo 500 mil para mim, para que eu retirasse a ação. Também não aceitei. Eu abri um processo na Justiça Trabalhista pedindo indenização. Pois, assim, eu terei minha honra restabelecida”, explica.

Procurada pela reportagem, a Cisco se limitou a informar que “não comenta sobre casos jurídicos em andamento”. Já Paulo Ferreira não retornou às ligações da reportagem, que procurou ele por meio da Direção Nacional do PT.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado