Eleitores que estiverem viajando durante o primeiro turno das eleições majoritárias, em 4 de outubro, e em eventual segundo turno, em 25 de outubro, podem solicitar o voto em trânsito até esta quinta-feira (20).
O pedido pode ser feito pelo autoatendimento no site do TRE-RJ, para quem já tem biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, com validação facial pelo aplicativo e-Título. Também é possível fazer a solicitação presencialmente em qualquer Central de Atendimento ao Eleitor, sem agendamento prévio, mediante apresentação de documento oficial com foto.
A votação em trânsito está restrita à capital e aos municípios com eleitorado igual ou superior a 100 mil eleitores aptos. No estado do Rio de Janeiro, estão nessa condição Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Belford Roxo, Niterói, Volta Redonda, Petrópolis, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Maricá, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Araruama, Rio das Ostras, Itaguaí e a capital.
O eleitor que indicar uma cidade do mesmo estado do domicílio eleitoral poderá votar para todos os cargos em disputa: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República. Se a escolha for por outro estado, o voto em trânsito ficará restrito ao cargo de presidente da República.
A relação dos locais onde haverá voto em trânsito no estado do Rio está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dúvidas podem ser enviadas pelo WhatsApp do TRE-RJ, que funciona 24 horas por dia, ou pelo Disque TRE-RJ, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, pelo número (21) 3436-9000.