Menu
Política & Poder

Eleições 2020: quadro favorece João Doria

Levantamento das pesquisas nas capitais do país aponta para vantagem do DEM e do PSDB

Rudolfo Lago

19/10/2020 5h53

SAO PAULO 01-10-2020 NACIONAL CANDIDATOS DEBATE ELEICAO MINICIPAL 20202 PREFEITURA DE SAO PAULO A Band mantém a tradição e realiza o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo nesta quinta-feira, 1º de outubro, às 22h30. Participam do encontro, que terá mediação do jornalista Eduardo Oinegue, os candidatos Andrea Matarazzo (PSD), Arthur do Val (Patriota), Bruno Covas (PSDB), Celso Russomanno (Republicanos), Filipe Sabará (Novo), Guilherme Boulos (PSOL), Jilmar Tatto (PT), Joice Hasselmann (PSL), Márcio França (PSB) e Orlando Silva (PCdoB). NA FOTO GERAL COM OS CANDIDATOS A PREFEITURA DE SAO PAULO NA FOTO CELSO RUSSOMANNO FOTO Kelly Fuzaro/Band

Se as eleições municipais são um laboratório de como se comportará o eleitor dois anos depois nas eleições nacionais, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem neste momento motivos para comemorar.

Doria pretende disputar com o presidente Jair Bolsonaro o pleito de 2022. Sua principal possibilidade de aliança reúne seu partido, o PSDB, com o DEM dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (AP). Neste momento, quando já houve pelo menos uma pesquisa em cada uma das capitais do país, são exatamente o PSDB e o DEM os partidos que mais lideram, de acordo com os números.

Quatro capitais cada

O Jornal de Brasília fez um levantamento com cada uma das mais recentes pesquisas realizadas nas capitais do país. De acordo com os números, DEM e PSDB lideram em quatro capitais. O DEM está na frente em Curitiba, Florianólis, Rio de Janeiro e Salvador. O PSDB lidera o pleito em Natal, Palmas, Rio Branco e Porto Velho.

As capitais onde o PSDB lidera podem ser cidades menores. Mas a pesquisa demonstra uma redução da vantagem daquele que até o momento é maior trunfo do presidente Bolsonaro na eleição municipal. De acordo com o último levantamento do Ibope, o prefeito Bruno Covas está se aproximando de Celso Russomanno (Republicanos), o candidato de Bolsonaro, em São Paulo. Russomanno tem 25% das intenções de voto e Covas 22%.

Complicações para o PT

O quadro até o momento acende um sinal amarelo para o PT, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O partido só aparece à frente em Vitória, com João Coser, mas, mesmo assim, empatado com Gandini, seu adversário do Cidadania, com 22%.

E vê antigos aliados da esquerda em situação melhor. O PSB lidera em capitais (Maceió, Recife e Macapá). Em Recife, inclusive, o quatro atual reflet uma situação que provocou um racha no estado. Parte do partido, liderada pelo senador Humberto Costa, queria apoiar o candidato socialista, João Campos, mantendo uma aliança já de muitos anos no estado, e outra parte forçou a candidatura de Marília Arraes (PT), que não aparece entre os líderes.

Se o PT mesmo só aparece à frente em situação de total empate em Vitória, partidos de esquerda que já foram aliados do partido de Lula lideram com mais folga em capitais maiores. O PCdoB está à frente em Porto Alegre, com Manuela D’Ávila. E o PSOL lidera em Belém com Edilson Rodrigues.

Tal situação tem levado, inclusive, a uma discussão interna no PT no sentido de rever algumas candidaturas que estão com baixa performance. Especialmente Jilmar Tatto, em São Paulo.

A última pesquisa do Ibope, divulgada no dia 15 de outubro, constatou uma aproximação entre os líderes. Comparado ao levantamento anterior, Russomanno caiu de 26% para 25% e Covas subiu de 21% para 22%. Mas a pesquisa também observou um crescimento de Guilherme Boulos, do PSOL, no terceiro lugar: ele passou de 8% para 10%. Jilmar Tatto também cresceu: passou de 1% para 4%. Mas o desempenho ainda baixo tem feito alguns, como o ex-senador Lindbergh Faria (RJ), sugerirem que Tatto renuncie para apoiar Boulos. Em troca, o senador sugere que o PSOL retire no Rio de Janeiro a candidatura de Renata Souza, que aparece no Ibope com 3%, para apoiar a petista Benedita da Silva, que está mais bem colocada, com 7%.

Conservadores

O quadro apontado até agora nas capitais, conforme as últimas pesquisas, aponta ainda para o crescimento de outras legendas conservadoras. Uma delas é o Podemos, partido que já ensaiou a possibilidade de vir a abrigar uma aventual candidatura do ex-ministro Sergio Moro à Presidência. O Podemos lidera em três capitais (São Luís, Manaus e Cuiabá).

Já o pragmático PSD, do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, apresenta como cacife a liderança também em três capitais, o que pode pesar a favor de Bolsonaro.

SITUAÇÃO NAS CAPITAIS SEGUNDO AS ÚLTIMAS PESQUISAS

Porto Alegre – Clube da Opinião 14/10
Manuela D’Ávila (PCdoB) – 19%
José Fortunatti (PTB) – 14%

Curitiba – Ibope 6/10
Rafael Grecca (DEM) – 47%
Fernando Francischini (PSL) – 6%

Florianópolis – Ibope 5/10
Gean Loureiro (DEM) – 44%
Angela Amin (PP) – 15%

São Paulo-Ibope 15/10
Celso Russomanno (Republicanos) – 25%
Bruno Covas (PSDB) – 22%

Rio de Janeiro – Ibope 15/10
Eduardo Paes (DEM) – 30%
Marcelo Crivella (Republicanos) – 12%

Belo Horizonte – Ibope 15/10
Kalil (PSD) – 59%
João Vitor Xavier (Cidadania) – 7%

Vitória – Ibope 13/10
João Coser (PT) – 22%
Gandini (Cidadania) – 22%

Aracaju – Ibope 9/10
Edvaldo (PDT) – 32%
Delegada Daniele (Cidadania) – 21%

Maceió – Paraná Pesquisas 13/10
JHC (PSB) – 26,9%
Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) – 25,9%

Salvador – Ibope 5/10
Bruno Reis (DEM) – 42%
Pastor Sargento Isidório (Avante) – 10%

Recife – Ibope 15/10
João Campos (PSB) – 33%
Mendonça Filho (DEM) – 18%

João Pessoa – Ibope 5/10
Cícero Lucena (PP) – 18%
Nilvan Ferreira do Nascimento (MDB) – 15%

Natal – Paraná Pesquisas 15/10
Álvaro Dias (PSDB) – 36,4%
Kelps Lima (Solidariedade) – 10,3%

Fortaleza – Datafolha 17/10
Capitão Wagner (PROS) – 33%
Luizianne Lins (PT) – 24%

Teresina – Ibope 16/10
Dr. Pessoa (MDB) – 34%
Kleber Montezuma
(PSDB) – 18%

São Luís – Ibope 21/9
Eduardo Braide (Podemos) – 43%
Duarte Júnior (Republicanos) – 14%

Palmas – Ibope 2/10
Cinthia Ribeiro (PSDB) – 28%
Professor Junior Geo (PROS) – 12%

Belém – Ibope 3/10
Edmilson Rodrigues (PSOL) – 39%
José Priante (MDB) – 10%

Macapá – Ibope 14/10
João Capiberibe (PSB) – 17%
Josiel (DEM) – 16%

Manaus – Ibope 14/10
Amazonino Mendes (Podemos) – 25%
David Almeida (Avante) – 13%

Boa Vista – Ibope 16/10
Arthur Henrique (MDB) – 28%
Otacci (Solidariedade) – 23%

Rio Branco – Ibope 16/10
Minoru Kinpara (PSDB) – 29%
Socorro Neri (PSB) – 26%

Porto Velho – Ibope 14/10
Hildon Chaves (PSDB) – 23%
Vinicius Miguel (Cidadania) – 12%

Cuiabá – Ibope 16/10
Abílio Junior (Podemos) – 26%
Emanuel Pinheiro (MDB) – 20%

Campo Grande – Ibope 16/10
Marquinhos Trad (PSD) – 41%
Promotor Harfouche (Avante) – 11%

Goiânia – Ibope 5/10
Vanderlan Cardoso (PSD) – 21%
Maguito Vilela (MDB) – 20%

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado