Menu
Política & Poder

DNIT lamenta cancelamento da mesa de negociação com o MGI

A rodada de negociações iria acontecer no dia 4 de julho, mas foi cancelada unilateralmente pelo MGI

João Paulo Nunes

26/06/2024 11h48

Foto: Divulgação/DNIT

A Associação Nacional dos Engenheiros e Analistas em Infraestrutura de Transportes do DNIT (AEDNIT) publicou nota lamentando o cancelamento da mesa de negociação que aconteceria com o Ministério da Gestão e Infraestrutura (MGI).

A rodada de negociações iria acontecer no dia 4 de julho, mas foi cancelada unilateralmente pelo MGI. Os servidores do DNIT vem buscando reestruturação de carreira desde agosto de 2023.

O órgão reclama de negligenciamento por parte do Governo Federal e ressaltou que é a autarquia responsável pela maior aplicação direta dos recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Infelizmente, esse trabalho e importância parecem servir apenas para propaganda, quando somos rotulados como “caceteiros”, “casca de bala”, entre outros termos que visam popularizar a atuação técnica e comprometida dos profissionais que atuam nas áreas finalísticas da autarquia”.

O DNIT busca que o Ministério mantenha a reunião que estava previamente marcada.

Confira a nota completa do DNIT:

A Associação Nacional dos Engenheiros e Analistas em Infraestrutura de Transportes do DNIT – AEDNIT vem a público expressar sua profunda insatisfação com o cancelamento unilateral, pelo MGI, da mesa de negociação específica do DNIT, que estava marcada para o dia 04 de julho.
Desde agosto de 2023, a AEDNIT protocolou propostas que visam a reestruturação da carreira, algo que não ocorre de forma efetiva desde 2005. Contudo, o MGI tem negligenciado as demandas da engenharia do DNIT.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT é a autarquia responsável pela maior parte da aplicação direta dos recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC, com investimentos previstos na ordem de 70 bilhões de reais até 2026. Atualmente, conta com cerca de 800 profissionais entre engenheiros e analistas em infraestrutura de transportes de diversas áreas. Apenas no ano passado, foram 14 bilhões aplicados pelo DNIT, e graças ao trabalho desses profissionais, o governo comemora uma malha rodoviária com 70% dela enquadrada como ótima ou boa.

Infelizmente, esse trabalho e importância parecem servir apenas para propaganda, quando somos rotulados como “caceteiros”, “casca de bala”, entre outros termos que visam popularizar a atuação técnica e comprometida dos profissionais que atuam nas áreas finalísticas da autarquia.

A capacidade do corpo técnico do DNIT não é novidade para nós. A atuação desses profissionais foi destaque nas ações de apoio e reconstrução da infraestrutura de transporte federal, muito afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. No entanto, o MGI parece ignorar a importância do DNIT e de sua engenharia.

Representamos mais de 70% do quadro técnico da autarquia e estamos abertos ao diálogo. Esperamos que o MGI revise sua posição e mantenha a reunião previamente marcada. Alertamos que o clima de insatisfação, que já era grande, está crescendo ainda mais com este cancelamento. O descontentamento entre o quadro técnico do DNIT é gigantesco, e ações mais contundentes de mobilização, não estão descartadas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado