O presidente da Câmara dos Deputados, diagnosis Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse hoje (24) que manterá os trabalhos na Casa, apesar das festas de São João e das convenções partidárias para definir os candidatos às eleições municipais.
“Não é a primeira vez que trabalhamos nos festejos de São João. Respeito as tradições, mas evidentemente que aqui vamos tratar de assuntos importantes, todos eles relevantes para o país e eu preferi manter nesta semana os trabalhos e acho que é o correto.”
Para Chinaglia, se a Câmara conseguir ao menos votar as medidas provisórias que trancam a pauta, “será uma semana produtiva”. “Mesmo se não der para votar outras medidas além das que trancam a pauta, eu chamarei sessões extraordinárias escolhendo projetos”, disse.
O presidente também afirmou que pretende votar ainda neste semestre a proposta de emenda à Constituição que muda o rito de medidas provisórias, além de um dos destaques do projeto de lei complementar de regulamentação da Emenda 29, que destina mais recursos para a saúde.
Ele lembrou ainda que o prazo da comissão especial que analisa a proposta de reforma tributária está no fim e disse que pretende levar a matéria à votação em plenário assim que o prazo se esgotar. Mas, para tanto, é preciso que as obstruções por parte da oposição acabem.
“Espero que acabe [a obstrução] com a regulamentação da Emenda 29. Eu pessoalmente não acho adequado o Poder ficar parado por causa de disputas políticas. Acho que a disputa tem que ter um limite”, defendeu.