Menu
Política & Poder

CCJ do Senado aprova sabatina de Zanin

O advogado recebeu 21 votos favoráveis e cinco contrários. Para ser aprovado, Zanin precisava de, no mínimo, 14 votos

Redação Jornal de Brasília

21/06/2023 18h03

São Paulo – O advogado Cristiano Zanin Martins entregou o passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Superintendência Regional da Polícia Federal, região oeste (Rovena Rosa/Agência Brasil)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (21), a sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).

O advogado recebeu 21 votos favoráveis e cinco contrários. Para ser aprovado, Zanin precisava de, no mínimo, 14 votos. Ainda hoje, a indicação seguirá para o plenário, onde precisa de, ao menos, 41 votos.

Durante as 8 horas de sessão, Zanin foi questionado pelos senadores sobre diversos assuntos, como marco temporal e regulamentação das redes sociais. Cristiano Zanin foi advogado de Lula durante as investigações da Lava Jato.

55% contrários

Segundo pesquisa da Genial/Quaest, 55% do eleitorado brasileiro desaprova a indicação de Zanin ao STF. O levantamento ainda mostrou que 22% se mostraram a favor do advogado e 23% não souberam responder.

Ainda de acordo com a pesquisa, 78% daqueles que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas últimas eleições desaprovam a indicação. Entre os que votaram em Lula em 2022, 43% aprovam e 32% são contra.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado