Menu
Política & Poder

Câmara aprova PL que prevê sanções a invasores de terra

O texto aprovado é um substitutivo do deputado Pedro Lupion (PP-PR) ao Projeto de Lei 709/23, do deputado Marcos Pollon (PL-MS)

João Paulo Nunes

22/05/2024 8h41

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (21) o texto base do projeto de lei que impõe restrições e acaba com benefícios de invasores de terra e ocupantes ilegais de propriedades particulares urbanas e rurais.

O texto aprovado é um substitutivo do deputado Pedro Lupion (PP-PR) ao Projeto de Lei 709/23, do deputado Marcos Pollon (PL-MS). A votação do projeto continua nesta quarta-feira (22).

Segundo a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a PL viola direitos e é incostitucional. “Esse projeto busca criminalizar um movimento social absolutamente legítimo, que representa trabalhadores que querem produzir, que querem trabalhar”

Já Marcos Pollon (PL-MS) o texto traz o “óbvio” que para ele é criminoso ser tratado como criminoso. “O tecido social demanda o cumprimento das obrigações mínimas, e não há nada mais básico do que o cumprimento do ordenamento penal brasileiro”.

Pela proposta, quem praticar o crime de invasão de domicílio ou de esbulho possessório , fica proibido de:

  • participar do programa nacional de reforma agrária ou permanecer nele, se já estiver cadastrado, perdendo lote que ocupar;
  • contratar com o poder público em todos os âmbitos federativos;
  • receber benefícios ou incentivos fiscais, como créditos rurais;
  • ser beneficiário de qualquer forma de regularização fundiária ou programa de assistência social, como Minha Casa Minha Vida;
  • inscrever-se em concursos públicos ou processos seletivos para a nomeação em cargos, empregos ou funções públicos;
  • ser nomeado em cargos públicos comissionados; e
  • receber auxílios, benefícios e demais programas do governo federal

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado