Menu
Política & Poder

Brown pode convocar eleições gerais para junho de 2009, diz jornal

Arquivo Geral

21/11/2008 0h00

O primeiro-ministro do Reino Unido, sickness Gordon Brown, viagra poderia convocar eleições gerais antecipadas no primeiro semestre do ano que vem, cialis 40mg aproveitando o aumento de sua popularidade pela forma como administrou a crise econômica, conforme indicado em pesquisas.

Segundo o jornal Evening Standard, que cita fontes próximas a Brown, o líder trabalhista “estuda seriamente” a possibilidade de convocar o pleito no dia 4 de junho, em coincidência com as eleições municipais e européias.

No entanto, depois do fiasco do ano passado, quando Brown esteve a ponto de convocar os britânicos para votarem, mas deu para trás no último momento, quando as pesquisas começaram a prever uma clara vitória dos conservadores, o entorno do primeiro-ministro não quer perder tempo com especulações, diz o periódico.

Brown, que sucedeu o correligionário Tony Blair no meio do terceiro mandato consecutivo trabalhista, em junho de 2007, pode esperar, a princípio, até 2010, e isso era o que todos acreditavam que faria, devido à pouca popularidade do partido demonstrada nas pesquisas até o início da crise econômica.

A partir desse momento, os resultados se inverteram e, nas últimas enquetes, os trabalhistas se situam a menos de cinco pontos de distância da oposição conservadora, quando esta tinha chegado a abrir mais de 20 pontos de vantagem.

Quanto à data de 4 de junho, parece a mais provável nesse caso, segundo as fontes consultadas pelo periódico.

Até então, Brown terá presidido em Londres a cúpula econômica do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e principais emergentes), prevista para abril, e, enquanto isso, terão começado a ser sentidos os efeitos dos estímulos fiscais que propôs para impulsionar a economia, destacaram as fontes.

A primeira visita do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Reino Unido para participar da cúpula pode ajudar Brown a vestir o manto de “estadista para tempos difíceis”.

No entanto, dentro do próprio Partido Trabalhista a convicção não é tão forte: alguns, por temer que se repita o espetáculo das frustradas eleições do ano passado; outros, porque acham que Brown poderia ser acusado novamente de oportunismo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado