Menu
Política & Poder

Brasileiros acreditam que militares deixam o governo mais autoritário, diz pesquisa

População entende que a participação de militares na pandemia não é prejudicial, mas não avalia como positivo o trabalho de Pazuello

Willian Matos

08/03/2021 11h18

Foto: Divulgação

A população brasileira acredita que o governo do presidente Jair Bolsonaro se tornou mais autoritário com a participação de militares. O levantamento é do instituto Paraná Pesquisas.

49,8% das pessoas ouvidas apostam que o governo passou a ser mais autoritário. 44,8% discorda. 5,4% não souberam/não opinaram.

A maioria dos participantes da pesquisa entendem ainda que o fato de haver mais militares no governo não representa um risco de golpe. 62,1% das pessoas acreditam nesta tese, enquanto 31,5% apostam no contrário.

Pazuello e militares

A pesquisa mostra ainda que 53,5% das pessoas veem como positiva a avaliação dos militares na pandemia; 25,3% acreditam que é um fator negativo; 14,3% não encontram diferença; 6,9% não souberam/não opinaram.

Mesmo sendo favoráveis a militares, no entanto, os cidadãos ouvidos julgam como negativa a gestão do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, sobretudo no combate à pandemia de covid-19. 44,3% acham que o trabalho vem sendo negativo; 32,7%, positivo; 13,5% são indiferentes; 9,6% não souberam/não opinaram.

A pesquisa ouviu 2020 pessoas entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março deste ano. Foram selecionadas pessoas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A Região Sul teve mais participantes.

A margem de erro é de aproximadamente 2%, para mais ou para menos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado