Menu
Política & Poder

Bolsonaro posta foto de Robson na embaixada do Brasil na Rússia

Motorista que trabalhava para o jogador Fernando ficou dois anos preso por transportar, a pedido do atleta, um medicamento proibido

Willian Matos

05/05/2021 8h24

Foto: Reprodução/Facebook

O presidente Jair Bolsonaro publicou nesta quarta-feira (5) uma imagem do motorista Robson Oliveira na embaixada do Brasil na Rússia. Preso há dois anos no país russo em caso polêmico envolvendo o jogador Fernando (entenda abaixo), Robson teve liberdade concedida pelo governo local e retornará a solo brasileiro.

Segundo Bolsonaro, Robson já está a caminho do Brasil e deve desembarcar hoje, às 19h30, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Nos comentários da postagem, pessoas demonstraram felicidade com a liberdade de Robson. “Justiça feita”, escreveu um. “Esta história é triste, e esse rapaz é uma prova viva que não devemos confiar em ninguém”, disse outra seguidora do presidente. “Seja bem-vindo de volta”, desejou outro.

Entenda o caso

Em fevereiro de 2019, o motorista Robson Oliveira foi preso por portar remédio de uso não liberado na Rússia, mas permitido no Brasil. O motorista levava o medicamento Mytedom 10mg (cloridrato de metadona) para a utilização pelo sogro do meio-campista Fernando. Robson era motorista do jogador e está detido desde fevereiro de 2019. Depois, o atleta foi negociado junto ao Beijing Guoan, da China, e Robson ficou sozinho no país russo.

A partir daí, as críticas a Fernando cresceram. O jogador era acusado de não tentar ajudar o funcionário, que só levou o medicamento a mando dele, que sabia da proibição da droga na Rússia. O atleta se defendeu à época: “Como disse anteriormente, estou fazendo o que está ao meu alcance para ajudar o Robson a provar sua inocência, mas a questão é extremamente complexa e precisa de um envolvimento, de uma força maior, no caso a do governo brasileiro.”

Em outubro de 2020, Bolsonaro tomou conhecimento do caso por meio do jogador Felipe Melo, do Palmeiras, e deu início às tratativas para liberdade do motorista. Nas redes sociais, personalidades do esporte fizeram na semana passada campanha com hashtag #JustiçaPorRobson pedindo a liberdade do brasileiro.

Quando saiu a confirmação da liberdade de Robson, Bolsonaro agradeceu aos russos. “Agradecemos ao presidente (Da Rússia, Vladimir) Putin, ao embaixador russo no Brasil bem como ao nosso embaixador que está na Rússia.” Com Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado