Menu
Política & Poder

Bolsonaro pede contribuição de países para desenvolvimento da Amazônia

“A comunidade internacional terá oportunidade singular de cooperar com a construção de nosso futuro comum”, declarou o presidente

Willian Matos

22/04/2021 11h06

Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (22) que “é fundamental” que países, empresas, entidades e pessoas auxiliem o Brasil no desenvolvimento da Amazônia. A declaração foi dada durante a Cúpula do Clima.

Bolsonaro citou que a Amazônia vive um “paradoxo” porque a região é a mais rica do país em recursos naturais, mas apresenta os piores índices de desenvolvimento urbano. Esse paradoxo, na visão do presidente, é um passo importante para que a região se desenvolva, beneficiando os 23 milhões de habitantes.

Para Bolsonaro, o problema será resolvido com a cooperação de países. “Diante da magnitude dos obstáculos, inclusive financeiros, é fundamental contar com a contribuição de países, empresas, entidades e pessoas dispostas a atuar de maneira imediata, real e construtiva na solução desses problemas”.

“A comunidade internacional terá oportunidade singular de cooperar com a construção de nosso futuro comum”, assegurou o presidente, sem abrir mão dos créditos ao Brasil. “Da mesma forma, é preciso haver justa remuneração pelos serviços ambientais prestados por nossos biomas ao planeta, como forma de reconhecer o caráter econômico das atividades de conservação.”

"Como todos reafirmamos em 1992, no Rio de Janeiro, na conferência presidida pelo Brasil, o direito ao desenvolvimento deve ser exercido de tal forma que a resposta equitativamente e de foram sustentáveis às necessidades ambientais e de desenvolvimento das gerações presentes e futuras. Convido-os novamente a apoiar-nos nesta missão. Contem com o Brasil."

Jair Bolsonaro, durante a Cúpula do Clima

Bolsonaro também voltou a citar que pretende acabar com o desmatamento ilegal até 2030 “com a plena e pronta aplicação do nosso código florestal”. O presidente já havia feito a promessa ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na semana passada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado