Menu
Política & Poder

Bolsonaro libera vinda de Maduro ao Brasil

Decisão atende a um pedido dos membros do governo Lula. Venezuelano deve acompanhar a posse no próximo dia 1º em Brasília

Willian Matos

30/12/2022 9h38

Foto: JHONN ZERPA / AFP

O presidente Jair Bolsonaro liberou a vinda ao Brasil do chefe de Estado da Venezuela Nicolás Maduro. O ditador venezuelano deve vir a Brasília acompanhar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva no próximo dia 1º.

A medida atende a um pedido de integrantes do governo Lula.

A decisão consta no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (30). A publicação de hoje revoga uma portaria de 2019 que impedia a entrada de funcionários do governo venezuelano no Brasil “que, por seus atos, contrariam princípios e objetivos da Constituição Federal, atentando contra a democracia, a dignidade da pessoa humana e a prevalência dos direitos humanos”.

A revogação de hoje é assinada pelo ministro substituto da Justiça, Antonio Ramirez Lorenzo, e pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco.

Outras centenas de chefes

Maduro deve ser apenas um dos 30 chefes de Estado presentes na posse de Lula. Já confirmaram presença os representantes da Alemanha, Portugal, Espanha, Peru, Timor Leste, Cabo Verde, Guiné Bissau, Colômbia, Uruguai, Equador, Angola, Bolívia, Chile, Paraguai, Guiana, Suriname, Honduras, México e Togo. Ao todo, entre presidentes, vice-presidentes e demais representantes, 65 países devem assistir ao evento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado