Menu
Política & Poder

Bolsonaro diz que vai mostrar hoje “inconsistências” em eleições passadas

As supostas provas serão apresentadas por volta de 19h, em transmissão ao vivo no Facebook do presidente

Willian Matos

29/07/2021 11h41

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (29) que vai demonstrar “inconsistências” que teriam ocorrido em eleições passadas. Bolsonaro tem tentado promover mudanças no sistema eleitoral brasileiro.

“Hoje vamos demonstrar várias inconsistências”, declarou Bolsonaro. As supostas provas serão apresentadas por volta de 19h, em transmissão ao vivo no Facebook do presidente. Segundo Bolsonaro, as provas são “inacreditáveis”.

“Ela pode acontecer? Pode, mas é mesma coisa que você ganhar 7 vezes consecutivas na Mega-Sena. Nem com João Alves você conseguiria tamanho feito”, declarou o presidente a apoiadores no Palácio da Alvorada.

Ontem (28), em entrevista a uma afiliada da rádio Jovem Pan, Bolsonaro disse ter conversado com um “hacker do bem” e prometeu que iria apresentar o tal material hoje. “Nós vamos demonstrar na quinta-feira (29). A gente vai convidar a imprensa, vamos decidir o horário ainda, para demonstrar o que aconteceu no segundo turno de 2014, e também parte do que aconteceu em 2018. Dá para você ter mais que o sentimento, a convicção que houve, sim, interferência, em 2014, e houve, sim, interferência em 2018?, afirmou.

Bolsonaro tem insistido em implantar um sistema de voto auditável. No entanto, as urnas eletrônicas que hoje são utilizadas já possuem sistema de auditoria de votos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Ao término da votação, o equipamento imprime o Boletim de Urna (BU), um relatório detalhado com todos os votos digitados no aparelho. Esse documento é colado na porta da seção eleitoral para conferência dos eleitores, que podem comparar o BU apurado de forma eletrônica e divulgado no site do TSE”, explica o órgão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado