Menu
Política & Poder

Bolsonaro diz que pobres foram acostumados a não aprender profissão

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a afirmar que o número de pessoas que passam fome no Brasil está superestimado

FolhaPress

22/09/2022 12h29

RENATO MACHADO
SÃO PAULO, SP

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a afirmar na noite desta quarta-feira (21) que o número de pessoas que passam fome no Brasil está superestimado e acrescentou que aqueles abaixo da linha de pobreza se encontram nessa condição, pois foram “acostumadas” a não aprenderem uma profissão.

Bolsonaro também voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal, citando as decisões referentes a seus decretos sobre armas e inquéritos abertos, segundo ele, sem a participação do Ministério Público. Disse acreditar que “depois das eleições a gente resolva essa parada aí”.

A fala do chefe do Executivo aconteceu durante a sabatina da Rede Vida, “Diálogo com Candidatos à Presidência do Brasil”. A entrevista foi ao ar no fim da noite desta quarta-feira, mas havia sido gravada horas antes, no Palácio do Alvorada.

Bolsonaro reconheceu que há pessoas passando fome no Brasil, mas disse que “não é esse número todo”. E então acrescentou que as pessoas que estão abaixo da linha de pobreza -que vivem com menos de 1,9 dólares por dia- podem recorrer ao Auxílio Brasil.

“Agora, tirar as pessoas da linha da pobreza é um trabalho gigantesco. São pessoas que foram ao longo dos anos acostumadas a não se preocupar ou o estado negar uma forma de ela aprender uma profissão”, afirmou o presidente, acrescentando que sua gestão facilitou a obtenção de alvarás para trabalhos, como vender cachorro-quente, abertura de salão de beleza.

O presidente também voltou a defender a pauta conservadora, contra o aborto, a legalização das drogas e a ideologia de gênero. Disse que, se reeleito, vai indicar dois novos ministros ao STF e que a condição é que sejam contra o aborto.

Sobre o poder judiciário, o presidente reclamou que o Supremo seja “completamente independente” dos outros poderes. E disse que algumas questões serão resolvidas após as eleições.

“Já o Judiciário se coloca como um poder, no caso o Supremo Tribunal Federal, completamente independente. Eles têm um ativismo muito forte. O último agora foi mexer nos decretos [de armas]. Os decretos, está lá na nossa Constituição, que é privativo do legislativo questionar decretos, via projeto de decreto legislativo. Não o Supremo Tribunal Federal”, afirmou.

“Você vê os inquéritos, são abertos sem a participação do Ministério Público. O MP está completamente isolado por parte de um ministro do Supremo dado a esses inquéritos. Isso tem que ser resolvido. Acredito que depois das eleições a gente resolva essa parada aí”, completou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado