Menu
Política & Poder

Bolsonaro avisou que não discursará no 7 de setembro para evitar atrito com TSE

Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o presidente do TSE antecipou o que iria dizer na posse

FolhaPress

18/08/2022 13h52

Foto: Divulgação

Mônica Bergamo
São Paulo, SP

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou a apoiadores que não pretende discursar no dia 7 de setembro, no ato do Rio de Janeiro que celebrará o Dia da Independência.

Como a coluna antecipou, o mandatário pretende esvaziar a manifestação de qualquer conotação de confronto com o Judiciário, como ocorreu no ano passado -em que, de um carro de som na avenida Paulista, em SP, ele chegou a dizer que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes era um canalha.

A ordem, agora, é fazer um armistício com os magistrados da corte e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), hoje sob a presidência de Moraes.

Por isso, Bolsonaro avisou que não pretende falar -assim, evitaria qualquer deslize no calor da hora, e também que alguma de suas manifestações fosse interpretada como golpista.

Alguns de seus mais próximos apoiadores, no entanto, duvidam que, diante de uma multidão na orla do Rio, ele resista a usar o microfone. Mas apostam que o presidente evitará ataques diretos, caso um entendimento com o TSE prevaleça até o dia 7.

Na quarta (17), em mais um sinal de distensionamento, o prefeito do Rio de Janeiro anunciou que o Comando Militar do Leste suspendeu os desfiles que estavam previstos para o Dia da Independência.

Em vez disso, está organizando um ato do Exército em um trecho da avenida Atlântica, próximo ao Forte de Copacabana. É nesse evento que Bolsonaro deve comparecer.

O armistício interessa ao presidente: ele já foi avisado por estrategistas de sua campanha que uma parte do eleitorado quer eleger um presidente que resolva seus problemas, e não que fique brigando o tempo todo.

Nesse contexto, Bolsonaro estabeleceu um diálogo amistoso com Alexandre de Moraes nas últimas semanas.

O magistrado levou a ele pessoalmente um convite para ir à sua posse como presidente do TSE, na terça (16).

Apesar do discurso veemente que Moraes fez em defesa das urnas eletrônicas e contra discurso de ódio e fake news, interlocutores do presidente dizem que ele sabia do tom que o magistrado adotaria, e não se surpreendeu. Teria sido, inclusive, avisado com antecedência do conteúdo da fala.

Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o presidente do TSE antecipou o que iria dizer na posse, dizendo que não se tratava de um ataque direto ao presidente, mas sim da reafirmação dos princípios democráticos do tribunal.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado