Menu
Política & Poder

Bolsonaro ataca CPI e diz que relatório de Renan “é para jogar no lixo”

“CPI não quer investigar nada, quer desgastar o governo”, declarou o presidente, que se defendeu de acusações do Caso Covaxin

Willian Matos

20/07/2021 10h47

Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar a CPI da Pandemia no Senado. Nesta terça-feira (20), Bolsonaro disse que o relatório que será produzido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da comissão, “é para jogar no lixo”.

“O relatório do Renan é para jogar no lixo. É uma palhaçada o que eles estão fazendo”, disparou Bolsonaro, em entrevista à rádio Itatiaia. Mesmo agora em recesso, a CPI tem apurado denúncias de que o governo teria tentado comprar vacinas superfaturadas, como o caso da Covaxin. Bolsonaro disse que isso é só “narrativa”.

“Eles estão nos acusando de comprar, por exemplo, a Covaxin. De comprar não, de se corromper. Não pagamos um centavo sequer da Covaxin, é só narrativa”, defendeu-se. “CPI não quer investigar nada, quer desgastar o governo. A tentativa de corromper o governo existe sim, Brasília é o paraíso dos lobistas, mas conosco não tiveram sucesso.”

O chefe do Executivo também fez novas críticas ao sistema eleitoral brasileiro. Bolsonaro disse que Aécio Neves venceu Dilma Rousseff nas eleições para presidente em 2014. “Vou entregar provas na semana que vem que o Aécio Neves ganhou as eleições”. O próprio Aécio descarta a hipótese, mas se mostra a favor de alterações no sistema de computação de votos.

Na noite de segunda (19), em entrevista à TV Brasil, Bolsonaro também atacou as vacinas em si, dizendo que algumas delas não têm eficácia. “Devemos focar apenas na vacina? Não, alguns tipos de vacinas não te protegem”, afirmou. O presidente tem defendido, agora, um medicamento chamado proxalutamida contra a doença. Para Bolsonaro, esses medicamentos que não têm eficácia foram “satanizados” por um suposto lobby da indústria farmacêutica.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado