Menu
Política & Poder

Anvisa convoca estados para explicar como anda imbróglio com a Sputnik V

Agência quer juntar forças para cobrar do Instituto Gamaleya as informações que faltam sobre a vacina

Redação Jornal de Brasília

06/04/2021 7h33

Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) convocou governadores dos 11 estados interessados em importar a vacina russa contra a covid-19 Sputnik V. Na reunião, que deve ocorrer nesta terça-feira (6), a agência quer explicar em que pé andam os trâmites para autorizar o uso emergencial do imunizante.

A Anvisa vem enfrentando dificuldades para avançar com a autorização por conta de falta de dados técnicos. Governadores de Acre, Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Pernambuco, Pará, Sergipe e Rondônia manifestaram interesse em importar a vacina.

A ideia da agência é diminuir a pressão dos governadores e juntar forças para que os fabricantes da Sputnik V enviem logo as informações pendentes. O instituto russo Gamaleya é o desenvolvedor da vacina.

“O que pretendemos é realizar uma apresentação técnica aos governadores para que possamos falar a mesma língua. Para que eles entendam nossa dificuldade. Talvez eles possam nos ajudar a conseguir essas informações (pendentes)”, explicou um técnico da agência ao jornal Valor.

O último pedido de autorização emergencial chegou para a Anvisa no último dia 26 de março. De acordo com o Valor, o documento referente a essa solicitação tem pouco mais de 1 mil páginas. A título de comparação, o pedido da Janssen continha mais de 28 mil páginas.

No Brasil, o imunizante será produzido pela farmacêutica União Química, que tem sede no Distrito Federal.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado