Menu
Política & Poder

Alcolumbre diz que vai debater blindagem a partidos

“Vou tomar conhecimento do projeto ainda, que não chegou ao Senado, está na Mesa da Câmara, para conversar com os senadores sobre a possibilidade de deliberação”, declarou Alcolumbre a jornalistas.

Redação Jornal de Brasília

21/05/2026 21h49

alcolumbre

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Brasília, 21 – O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmou ontem que pretende consultar líderes partidários da Casa para debater o projeto que prevê uma série de benefícios a partidos políticos.

“Vou tomar conhecimento do projeto ainda, que não chegou ao Senado, está na Mesa da Câmara, para conversar com os senadores sobre a possibilidade de deliberação”, declarou Alcolumbre a jornalistas.

Ele disse ainda que o senador Marcelo Castro (PP-PI) foi um dos parlamentares que requisitaram a relatoria do texto. Castro costuma relatar propostas com mudanças eleitorais e partidárias

Aprovada na terça-feira pela Câmara, a proposta concede até 15 anos para legendas pagarem multas, permite o pagamento de “dirigentes fantasmas” e abre uma brecha para que números de telefone de partidos possam fazer disparos em massa de mensagens com robôs. Se o Senado aprovar o texto como está, a lei terá efeito imediato. O PT de Luiz Inácio Lula da Silva e o PL de Jair Bolsonaro deram aval para o projeto, que também teve apoio da maioria das legendas do Centrão.

Estadão Conteúdo 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado