Menu
Política & Poder

Ala pró-Eduardo Leite do PSDB lança José Aníbal ao Senado

Aníbal assumiu vaga no Senado de agosto de 2021 até fevereiro de 2022, período em que José Serra ficou afastado

FolhaPress

12/04/2022 19h36

Foto: Divulgação/PSDB

Fábio Zanini
São Paulo, SP

Em reunião na segunda-feira (11) em São Paulo, o grupo de membros do PSDB que apoiam a pré-candidatura de Eduardo Leite (PSDB-RS) à Presidência pelo partido lançou o nome de José Aníbal, ex-presidente da sigla, para disputar o Senado em 2022.

Aníbal assumiu vaga no Senado de agosto de 2021 até fevereiro de 2022, período em que José Serra ficou afastado para tratar de problemas de saúde.

A ideia é a de que ele seja um representante do grupo chamado “Raiz Social-Democrata”, que se propõe a recuperar as tradições do PSDB -que, na visão deles, têm sido deturpadas por João Doria (PSDB).

Aníbal disse à coluna Painel, da Folha de S.Paulo, que é tradição do PSDB ter candidatos ao Senado e que considera o convite uma distinção, mas que a concretização ou não da candidatura não depende só dele.

Entre os membros do grupo estão o prefeito de Santo André, Paulo Serra, o vice-prefeito de Capão Bonito, Roberto Tamura, além de deputados e vereadores. O encontro contou com cerca de 100 pessoas.

Na reunião, o grupo definiu também que apoiará Rodrigo Garcia (PSDB) na eleição ao Governo de São Paulo. O entendimento é o de que ele tem perfil diferente do de Doria e que sua vitória seria importante para o partido no estado.

Na disputa federal, eles decidiram apoiar a definição de uma candidatura única da chamada “terceira via”, que tem sido costurada por PSDB, MDB, Cidadania e União Brasil.

Eles acreditam que essa configuração pode tirar Doria da disputa, já que as lideranças das siglas têm manifestado preferência por Leite, e enterrar o resultado das prévias tucanas, que deram a vitória ao ex-governador paulista.

Como mostrou a coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, afirmou em um encontro com empresários do grupo Esfera Brasil que a aliança com outros partidos “é maior” do que as prévias da legenda.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado