Uma rede internacional de pedofilia foi desmantelada ontem pela polícia alemã, pharmacy em uma das maiores operações mundiais contra esse tipo de crime. As investigações apontaram para cerca de nove mil suspeitos em 91 países e o Brasil, viagra dosage segundo a polícia alemã, estaria entre os primeiros da lista – com 781 registros de usuários.
Cinco dos principais provedores de internet da Alemanha concordaram em bloquear o acesso a sites que hospedavam pornografia infantil. Como parte do acordo, o Escritório Federal Criminal enviará aos provedores de internet uma lista de sites que são sabidamente fontes de material pornográfico envolvendo menores e a partir de então eles terão seis meses para bloqueá-los.
Autoridades alemãs confiscaram mais de 500 computadores e outros 800 dispositivos de armazenamento. Os proprietários desses equipamentos estavam sendo monitorados desde o ano passado.
De acordo com os investigadores, imagens não somente de menores em poses eróticas, mas também de “sérios abusos sexuais envolvendo crianças, incluindo bebês”, foram transmitidas de mais de cerca de mil conexões alemãs para oito mil endereços de computadores em várias partes do mundo.
Entre os primeiros
“Constatamos 781 registros de usuários com origem no Brasil e enviamos esses dados às autoridades do país”, informou à imprensa Horst Haug, porta-voz do órgão responsável pelas investigações.
Apesar de reticente ao tecer comparações, Haug confirmou que o Brasil está entre as nações com maior quantidade de registros na suposta rede, na frente dos Estados Unidos e de países europeus. “Não quero comparar, porque os números são relativos, mas pode-se dizer que o Brasil está entre os primeiros da lista”, disse o porta-voz.
A rede de compartilhamento de dados, na qual eram trocados filmes de conteúdo de pedofilia por intermédio de um software de troca de arquivos, vinha sendo monitorada desde 2008. Com o acordo fechado junto aos maiores provedores de internet no país, o governo alemão espera obstruir entre 300 mil e 400 mil tentativas de acesso diárias de internautas no país a mais de mil sites internacionais Dentre os provedores que aceitaram fechar o acordo, e assinaram um termo de compromisso com o governo para bloquear até um milhão de páginas web de servidores estrangeiros que oferecem pornografia infantil, estão as companhias Telefónica O2, Deutsche Telekom, Vodafone/Arcor, Alice e Cabel Deutschland, que controlam 75% do mercado alemão de provisão de serviços da internet.
Espera-se que a restrição ao acesso a essas páginas da internet entre em vigor durante os próximos seis meses e se torne permanente.
O Escritório Federal Criminal da Alemanha enviará diariamente aos provedores uma lista negra atualizada com as páginas que devem ser vetadas. Segundo os investigadores, 80% dos usuários desse tipo de conteúdo são “delinquentes ocasionais” cujo acesso a partir de agora poderá ser evitado com um novo sistema de bloqueio. Os 20% restantes de usuários “assíduos” desse tipo de conteúdo, deverão ser perseguidos com maior dureza pelas autoridades alemãs.
O projeto contra a pornografia infantil na internet começou por iniciativa da ministra da Família, Ursula von der Leyen, para esta prática que está se tornando cada vez mais comum no mundo inteiro é, além de ilegal, criminosa. “Significa uma violação de crianças em frente às câmaras”, disse recentemente a ministra.