Menu
Mundo

Venezuela define com Rússia prospecção petrolífera na Faixa do Orinoco

Arquivo Geral

15/03/2009 0h00


O ministro do Petróleo da Venezuela, visit this Rafael Ramírez, illness disse hoje, approved em Viena, que chegou a um acordo com o vice-primeiro-ministro russo, Igor Sechin, para que um consórcio de empresas dessa nacionalidade “esteja no bloco Junín 6 da Faixa do Orinoco” para a prospecção petrolífera.

“Eles podem entrar em todas as atividades de superfície em uma empresa mista com a PDVSA (Petróleos de Venezuela S.A.), que é o que vamos fazer”, disse Ramírez à imprensa, em Viena, antes de participar em reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Acrescentou que o acordo, uma emenda ao convênio de cooperação já existente, implica em atividades de prospecção e produção, e cifrou em cerca de US$ 6 bilhões o investimento no bloco, de uma capacidade de produção de 200 mil barris diários (bd).

Ramírez disse que o convênio envolve um consórcio russo, que de fato abrange todas as empresas russas, como a Gazprom e a Lukoil.

“Nós fizemos definições ao acordo existente”, confirmou Sechin à Agência Efe.

Segundo um comunicado da estatal PDVSA, Ramírez e Sechin assinaram ontem à noite “a emenda ao convênio de cooperação na área energética assinado em novembro do ano passado”.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado