Os ursos panda Bao Li e Qing Bao, enviados pela China aos Estados Unidos, chegaram, nesta terça-feira (15), ao Aeroporto Internacional de Washington, no marco de uma campanha diplomática de Pequim.
Os dois mamíferos certificados uma recepção de alto nível em Washington, já que a cidade está sem pandas há quase um ano.
Oriundos da província de Sichuan, na China, o macho Bao Li e a fêmea Qing Bao, ambos com três anos de idade, permaneceram no Zoológico Nacional do Smithsonian da capital graças a um acordo para a reprodução e pesquisa que durará dez anos.
Os mamíferos viajaram em gaiolas individuais em um avião de carga especial chamado “Panda Express”, com um grande fornecimento de bambu.
A transferência foi realizada sob supervisão veterinária constante por uma equipe de cuidadores na capital dos EUA.
– “Enviados da amizade” –
Alguns pandas permaneceram nos Estados Unidos depois que uma grande parte deles retornou à China sob convênios que venceram, incluindo os três que estiveram no Smithsonian até novembro de 2023.
A demora na substituição dos pandas foi interpretada como um sinal de tensão entre Washington e Pequim.
A China recorre à chamada “diplomacia panda” desde 1972, quando invejou os primeiros mamíferos como um presente à capital americana após uma visita histórica do presidente Richard Nixon ao país comunista de Mao Tsé-Tung.
Em novembro, o presidente chinês, Xi Jinping, disse, depois de se reunir com seu contraparte americano, Joe Biden, em uma cúpula na Califórnia, que enviaria novos pandas, como “representantes da amizade entre o povo chinês e americano”.
Em agosto, o Zoológico de San Diego recebeu dois pandas, os primeiros a serem enviados da China em 21 anos.
– Próximas visitas –
A chegada de Bao Li e Qing Bao foi anunciada em maio pela primeira-dama dos EUA, Jill Biden, e pelo Smithsonian.
É nesse zoológico onde o público americano poderá conhecer os dois “embaixadores pandas” em algumas semanas, após um período de quarentena e aclimatação.
Nesta terça-feira, o Zoológico permanecerá fechado para facilitar a chegada de Bao Li e Qing Bao.
Para sua coleta, foram realizadas reformas no zoológico para “melhorar a segurança das instalações e melhorar o espaço onde os pandas poderão se movimentar”.
As novas estruturas incluem tanques de pouca profundidade para que os pandas possam tomar banho e estações de bambu para que possam realizar as técnicas de coleta que usam quando estão em liberdade.
© Agence France-Presse