Menu
Mundo

URGENTE: Biden diz que ‘construir uma nação’ nunca foi objetivo dos EUA no Afeganistão

O presidente americano promoteu uma resposta “devastadora” se talibãs atacarem interesses dos Estados Unidos

Redação Jornal de Brasília

16/08/2021 18h05

O presidente americano, Joe Biden, defendeu nesta segunda-feira (16) a retirada dos Estados Unidos do Afeganistão e disse que o objetivo de Washington nunca foi construir uma nova nação democrática.

“Nunca se supôs que a missão no Afeganistão fosse construir uma nação. Nosso único interesse nacional vital no Afeganistão continua sendo hoje o que sempre foi: prevenir um ataque terrorista na pátria americana”, disse Biden, acrescentando que o objetivo “continua sendo hoje e sempre foi evitar um ataque terrorista em solo americano”.

O presidente americano promoteu uma resposta “devastadora” se talibãs atacarem interesses dos EUA e afirmou ainda que o governo afegão caiu mais rápido do que se esperava e destacou o apoio militar americano.

“Sempre prometi ao povo americano que seria sincero com vocês. A verdade é que isto ocorreu mais rápido do que tínhamos previsto”, disse Biden em discurso à nação.

“Demos-lhes todas as oportunidades para determinar seu próprio futuro. Não pudemos dar-lhes a vontade de lutar por esse futuro”, afirmou Biden na Casa Branca.

Biden se compromete a “falar” a favor das mulheres afegãs sob o regime talibã.

Veja as imagens dos americanos deixando Cabul:

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado