A União Europeia (UE) e os Estados Unidos realizarão uma cúpula em 20 de novembro em Lisboa, com a assistência do presidente americano, Barack Obama.
Os presidentes do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, e da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, anunciaram em comunicado a reunião, estipulada após um convite da parte comunitária que foi aceita pela Casa Branca.
A reunião de Lisboa permitirá que ambas as partes retomem os contatos, depois que Obama não tenha participado da cúpula com a UE.
Para combinar data e local do encontro, aproveitaram que Obama e muitos dirigentes comunitários se encontrarão na capital portuguesa nessas datas por causa da cúpula de chefes de Estado e do Governo da Otan que acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro.
A União Europeia e os EUA mantêm um comércio anual que totaliza US$ 4,28 trilhões e entre ambos essa quantia representa 80% de toda a ajuda mundial ao desenvolvimento.